O juiz Gustavo Marinho Nogueira Fernandes, da 3ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Norte, proibiu o candidato a prefeito de Natal Paulinho Freire (União Brasil) de impulsionar uma publicação nas redes sociais que tratava o adversário Carlos Eduardo (PSD) como “candidato do passado”.
A decisão atendeu a um pedido da coligação de Carlos Eduardo. O argumento é que o candidato foi retratado “de maneira jocosa”, com a utilização de uma animação em que um boneco aparece caindo. Além disso, Carlos Eduardo é retratado como “candidato do passado”.
O juiz da 3ª Zona Eleitoral escreveu na decisão que a lei proíbe o impulsionamento de conteúdo nas redes sociais com conotação negativa. Pela lei, “o impulsionamento de conteúdo em provedor de aplicação de internet somente poderá ser utilizado para promover ou beneficiar candidatura, partido político ou federação que o contrate, sendo vedado o uso do impulsionamento para propaganda negativa”.
Pela decisão, a empresa Meta, mantenedora da plataforma Instagram, deverá remover o impulsionamento em até 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.
Candidato apresenta propostas para a Zona Oeste
O candidato a prefeito de Natal Paulinho Freire (União Brasil) abordou propostas voltadas para a Zona Oeste da capital potiguar no horário eleitoral gratuito desta quinta-feira 12.
O programa destacou as carências da região, como a falta de pavimentação das ruas do Planalto. “Vamos investir nos problemas de drenagem do Planalto. Vamos construir na Zona Oeste uma escola de tempo integral e o complexo esportivo do Planalto”, disse Paulinho Freire.
“Vamos implantar o Fila Zero de vagas nas creches, com a contratação de vagas nas creches privadas e construção de novos CMEIs”, garantiu. Ele também pontuou que a região receberá um centro municipal de trabalho, emprego e moradias, do programa Casa Nova.
Além disso, a Zona Oeste receberá um dos novos terminais de transporte coletivo, novas unidades básicas de saúde e horário de atendimento ampliado. O programa Minha Clínica, segundo ele, vai garantir atendimento noturno a pacientes do SUS em clínicas privadas.
“Na gestão do candidato do passado, ele fechou a maternidade das Quintas. Diferente dele, nós trabalhamos para aumentar e não diminuir a capacidade de atendimento na rede pública”, relatou Paulinho Freire.
A propaganda eleitoral destacou ainda a construção do Hospital Municipal de Natal, localizado em Pitimbu, na Zona Sul. “Meu compromisso com essa hora vem de longe. Como deputado, destinei emenda de R$ 5,5 milhões para ajudar na construção”.