Em contato com o Agora RN nesta semana, o ex-nadador paralímpico e comentarista da Globo durante os jogos, Clodoaldo Silva, enalteceu o evento. Segundo ele, “O nível foi muito alto”, principalmente pelo destaque das atletas do Rio Grande do Norte, a exemplo de Thalita Simplício e Cecília Araújo.
“Os Jogos Paralímpicos foram além do esperado. O nível foi muito alto. Muitos recordes batidos. Sobre o Brasil, tivemos um resultado muito positivo. Novos atletas se destacando e medalhas em várias modalidades para além disso, o Brasil viveu um pouco mais a inclusão. Temos um percuso muito grande pela frente, mas estamos avançando”, disse Clodoaldo.

Sobre os potiguares que foram destaque, ele celebrou a participação feminina nos jogos. “É muito importante para o nosso estado mantermos atletas em evidência, pois existem muitas pessoas com deficiência em suas casas, passando por preconceitos. Sobre o desempenho dos atletas, foi excepcional. Tudo indica que termos mais surpresas em Paris”, conta.
Clodoaldo também teve destaque durante os jogos paralímpicos, atuando como comentarista para os canais EsporTV e TV Globo: “Foi uma crescente. Estive fazendo esse trabalho no Parapan e nos Mundiais. Agora nos Jogos Paralímpicos já estava com mais experiência”, relatou.
“Ter um atleta como eu comentando é um marco. É literalmente dizer pra sociedade que podemos ocupar esses espaços e fazer um trabalho de qualidade como qualquer outra pessoa. Como disse na transmissão algumas vezes. Não precisamos de peninha, mas sim de oportunidades. Esse é o caminho. Mas muitas coisas ainda precisam ser melhoradas”, finaliza.