BUSCAR
BUSCAR
Política

Sem discurso na tribuna, estréia de Jair Renan como vereador tem desaprovação até de colegas do PL

O filho de Jair Bolsonaro fez barulho nas redes sociais e comprou briga com membros do PL
Redação
09/02/2025 | 11:14

O vereador Jair Renan Bolsonaro (PL), filho mais novo do ex-presidente Jair Bolsonaro, iniciou seu mandato na Câmara Municipal de Balneário Camboriú (SC) de maneira polêmica. Apesar de ter sido o mais votado no município, Renan evitou discursar na tribuna e usou pouco os microfones na primeira semana, além de gerar repercussão ao entrar em conflito até mesmo com colegas de partido.

Novato na política, o vereador começou o mandato sem apresentar projetos de lei. Suas ações até o momento se limitaram a algumas indicações à prefeita Juliana Pavan Von Borstel (PSD), incluindo uma reclamação sobre um buraco na rua.

Sem discurso na tribuna, estréia de Jair Renan como vereador tem desaprovação até de colegas do PL
Jair Renan na Câmara Municipal e no vídeo publicado nas redes sociais - Foto: Reprodução do Instagram

Mesmo sem se manifestar no plenário, Jair Renan votou contra a maioria dos projetos em discussão, inclusive uma moção de aplauso ao prefeito de Chapecó (SC), João Rodrigues (PSD), pelo apoio às vítimas das enchentes em Balneário Camboriú. Em algumas ocasiões, contrariou a orientação do próprio partido.

Procurado para comentar o início de seu mandato, o vereador não se pronunciou.

Fora da Câmara, Jair Renan tem procurado estar presente nas redes sociais. Recentemente, gravou um vídeo criticando um projeto para alteração da base de cálculo do IPTU. O material, com trilha sonora de suspense e estética semelhante a vídeos do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), teve ampla repercussão.

Após a aprovação do projeto, ele divulgou um novo vídeo apontando os vereadores que votaram a favor da mudança, incluindo colegas do PL, como Kaká Fernandes. “Agora sabemos quem são os vereadores que votaram a favor do aumento do IPTU ou ficaram em cima do muro. Eu vou continuar lutando pela nossa cidade”, declarou.

Nikolas Ferreira afirmou não ter proximidade com Jair Renan, mas esteve com ele durante as eleições municipais em Balneário Camboriú.

Dentro da Câmara, a relação de Renan com os colegas tem sido difícil. Kaká Fernandes classificou sua postura como “infantil e irresponsável” e acusou o jovem vereador de criar polêmicas desnecessárias, até mesmo dentro do próprio partido.

Entre as indicações feitas por Jair Renan ao Executivo, duas são de reparos em ruas próximas à Avenida Atlântica, área nobre da cidade. Além disso, ele sugeriu à Defesa Civil a adoção de um Plano de Contingência e Emergência, tendo como referência um documento elaborado pela cidade vizinha de Itajaí (SC).

Aliados afirmam que Jair Renan tinha interesse em presidir a Comissão de Segurança Pública da Câmara, seguindo os passos do irmão, senador Flávio Bolsonaro (PL). No entanto, a presidência do colegiado ficou com Eduardo Zanatta (PT), enquanto Renan assumirá apenas uma vaga de membro, ao lado de Samir Dawud (Cidadania).

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Brasil espera EUA concretizarem taxação sobre aço para se manifestar
Haddad aguarda orientação do presidente após implementação de medidas
10/02/2025 às 15:38
Ciro Nogueira anuncia convite a Gusttavo Lima para filiação ao PP
Presidente nacional do Progressistas afirma, no entanto, que tentativa do cantor sertanejo de concorrer ao Palácio do Planalto dependerá do aval de Bolsonaro
10/02/2025 às 13:35
Engorda de Ponta Negra foi feita às pressas e sem fiscalização, afirma Daniel Valença
Vereador de Natal cobra explicações sobre os impactos negativos da intervenção e defende a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso
10/02/2025 às 11:00
“Álvaro Dias destruiu o maior cartão postal de Natal”, diz deputada estadual
Deputada estadual Isolda Dantas, do PT, criticou a gestão do ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos) pela execução da obra de engorda da Praia de Ponta Negra, em Natal
10/02/2025 às 10:43
Deputado federal aponta irregularidades e cobra investigação e responsabilização por falhas na engorda de Ponta Negra
Fernando Mineiro afirma que a obra, realizada durante a gestão do ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos), apesar de sua importância para conter o avanço do mar, apresenta problemas estruturais
10/02/2025 às 10:26
Hermano Morais é cotado para Secretaria de Turismo do RN; vaga na Assembleia pode ir para Júlia Arruda
Hermano Morais, que integra o bloco de apoio ao governo Fátima Bezerra, tem até o momento mantido sigilo sobre a decisão
09/02/2025 às 13:45
Tendência do STF é barrar mudanças na Lei da Ficha Limpa
Os ministros da Corte veem chances pequenas de Bolsonaro conseguir reverter a situação e entrar na disputa das eleições de 2026
09/02/2025 às 09:45
“Lula não ganharia de Bolsonaro hoje”, diz Ciro Nogueira
Presidente do PP cita queda na popularidade do governo petista
08/02/2025 às 13:26
PSD rejeita fusão e quer que PSDB seja incorporado para evitar fuga de deputados
Aliados de Gilberto Kassab, presidente do PSD, afirmam que a possibilidade de um acordo para a fusão é quase nula
08/02/2025 às 08:25
Casa Civil nega estudo sobre aumento no valor do Bolsa Família, após fala de ministro
Wellington Dias defende que a medida poderia ser tomada para enfrentar o impacto do aumento no preço dos alimentos
08/02/2025 às 08:18