O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) concluiu, nesta sexta-feira 16, o segundo dia de compromissos no Rio Grande do Norte, com uma agenda movimentada que incluiu visitas a oito municípios potiguares. Acompanhado de aliados políticos, Bolsonaro reiterou seu apoio a candidatos do PL e de partidos aliados, destacando sua influência no cenário eleitoral do Estado. A visita de Bolsonaro foi o destaque do RN no 1º dia oficial da campanha.
Pela manhã, Bolsonaro esteve no município de Extremoz, onde pediu votos para a candidata à reeleição Jussara Sales (PL). Em seguida, fez uma parada na Redinha, em Natal, para oficializar o apoio do PL à candidatura de Paulinho Freire (União Brasil) para a Prefeitura da capital potiguar. O atual prefeito Álvaro Dias (Republicanos), que é o padrinho da chapa de Paulinho, não compareceu ao evento, mesmo tendo sido coordenador da campanha de Bolsonaro em Natal no 2º turno presidencial de 2022.
Pelas ruas de Extremoz e da Zona Norte da capital, o ex-presidente foi ovacionado por apoiadores e desfilou em carro aberto. Aliados acompanharam em uma motociata.
Após essas atividades, Bolsonaro seguiu para Parnamirim, onde participou de um comício na Cohabinal e pediu voto à candidatura de Salatiel de Souza (PL) à prefeitura local. Ele chegou em carro aberto, acompanhado do senador licenciado Rogério Marinho e demais apoiadores.
Durante o discurso, Bolsonaro aproveitou para criticar o PT, afirmando que “onde tem PT, tem tudo de ruim” e ressaltando a ausência do partido na Câmara Municipal. “Quer saber se uma cidade presta? Veja quantos vereadores do PT tem lá. Quanto menos, melhor. Aqui é zero”, afirmou.
O ex-presidente também se comparou a Lula (PT), dizendo que é bem recebido pela população, enquanto Lula “não consegue sequer tomar uma caninha 51 sem ser hostilizado”.
Encerrando sua agenda no Rio Grande do Norte, Bolsonaro seguiu para Mossoró, onde o PL lançou a candidatura do empresário Genivan Vale à prefeitura local. A ex-governadora do RN e ex-prefeita Rosalba Ciarlini circulou ao lado de Bolsonaro. Antes de chegar à “capital do Oeste”, o ex-presidente fez paradas para discursar em Macaíba, Santa Maria, Lajes e Assú.
Ao todo, foram mais de 250 quilômetros percorridos em apenas 14 horas. Do RN, o ex-presidente segue para o Ceará, onde fará campanha no mesmo estilo.
“Aqui é duas vezes 22, é 44”, diz Bolsonaro em apoio a Paulinho Freire
Na Redinha, na Zona Norte, em ato de campanha em apoio ao candidato Paulinho Freire para prefeito da Capital, Bolsonaro enfatizou a importância de uma administração séria e capacitada para Natal, destacando a confiança que deposita na candidatura do deputado federal e sua vice, Joanna Guerra (Republicanos).
“Natal merece uma administração de ponta com pessoas sérias e capacitadas como Paulinho e Joanna para cuidar dos natalenses. Nessa dupla, nós acreditamos! Aqui a gente vem pedir o voto de vocês, pois aqui é duas vezes 22, é 44”, afirmou o ex-presidente.
Por sua vez, Paulinho destacou a energia positiva que tem recebido dos eleitores desde o início da campanha. “A nossa campanha começa com o pé direito, recebendo o apoio do presidente Bolsonaro. A partir de hoje, gravem o número 44 na cabeça para podermos continuar o trabalho de desenvolvimento em nossa cidade. Natal não pode voltar para o atraso”, afirmou.
Ex-presidente encerra discurso após ser cercado por abelhas
Jair Bolsonaro teve que encerrar um discurso às pressas após ser atacado por abelhas no Rio Grande do Norte. O caso aconteceu no início da tarde na cidade de Macaíba, onde o ex-presidente participava de um comício.
Bolsonaro falava para apoiadores quando o enxame começou a atacá-lo. Ele estava em cima de um trio elétrico, ao lado do senador licenciado Rogério Marinho, presidente do PL no RN, e do vereador Igor Targino (PL), que é 2º suplente de Rogério Marinho no Senado e candidato à reeleição para a Câmara de Macaíba.
Procurado, o PL informou que o ex-presidente não chegou a ficar ferido, mas que o evento foi finalizado por questão de segurança.