BUSCAR
BUSCAR
Carnaval

Iracy Azevedo: Carnaval de Natal será enxuto; prioridade é saúde e educação

Embora a realização do evento ainda dependa de ajustes financeiros, secretária Iracy Azevedo reforça que o Carnaval só será realizado se não comprometer áreas essenciais
Redação
25/01/2025 | 05:46

O Carnaval de Natal, que foi resgatado pelo então prefeito Carlos Eduardo após anos de declínio, ampliado durante a gestão de Álvaro Dias, enfrentará um novo momento com a administração de Paulinho Freire (União Brasil).

Conhecido por sua experiência no ramo de eventos como ex-sócio da Destaque Promoções, responsável pelo Carnatal, o prefeito traz consigo expectativas para um Carnaval diferenciado. No entanto, segundo a secretária de Cultura e presidente da Fundação Capitania das Artes (Funcarte), Iracy Azevedo, a prioridade da gestão será saúde e educação.

“O prefeito tem um pensamento de fazer um Carnaval. Então, se é que vamos fazer, vamos fazer um Carnaval enxuto, onde a prioridade do início do governo é a educação e a saúde”, afirmou Iracy. Ela explicou que o objetivo do prefeito Paulinho Freire é ambicioso, incluindo alcançar fila zero nas creches e CMEIs.

“O objetivo do prefeito é fila zero nas creches e nos CMEIs. Então, se o Carnaval for interferir nisso, a gente tem um lençol curto. Como toda prefeitura que se preze, a cobertura orçamentária não é para tudo”, detalhou.

Embora a realização do evento ainda dependa de ajustes financeiros, a secretária reforçou que o Carnaval só será realizado se não comprometer áreas essenciais. “Nós estamos analisando o custo desse evento de Carnaval, que é calendário, que é oficial, mas ele só será realizado se ele não interferir financeiramente nas prioridades da educação e da saúde”, disse.

Iracy Azevedo, que também foi diretora da Destaque Promoções, revelou que há projetos prontos para o Carnaval, mas as definições finais serão tomadas após um estudo detalhado. “Temos vários projetos planejados, agora a gente só define quando a gente conseguir fazer o comparativo entre o Carnaval e a educação”, explicou.

O Carnaval de Natal renasceu sob a gestão de Carlos Eduardo, ganhando força e estrutura nos anos seguintes. Durante a administração de Álvaro Dias, o evento se consolidou, abrangendo múltiplos polos culturais, com destaque para as festas na Redinha, Ribeira e Ponta Negra.

Agora, com Paulinho Freire no comando, havia expectativa de inovações no formato, especialmente pela experiência do prefeito e da secretária no setor de eventos. Contudo, a administração optou por cautela e alinhamento com as prioridades estabelecidas.

Apesar da possível redução no investimento no Carnaval, Iracy destacou a importância de eventos culturais para o fortalecimento do turismo em Natal. “Na hora que eu faço um evento voltado para Natal, eu estou voltando também para o turismo de Natal. A gente tem a visão turística, não é só para a população de Natal”, afirmou.

A secretária garantiu que, mesmo diante de ajustes orçamentários, a pasta está empenhada em desenvolver projetos estratégicos para cultura e turismo. “Cultura e turismo, eles caminham juntas”, concluiu.

Banda Sinfônica, Teatro na Praça e planos para Escola de Música

A gestão de Paulinho Freire na Prefeitura de Natal traz um novo fôlego para a cultura da cidade, com iniciativas que buscam fortalecer as artes e valorizar talentos locais. Entre os destaques, estão o retorno da Banda Sinfônica aos ensaios e apresentações, o lançamento do projeto Teatro na Praça e a criação da tão aguardada Escola de Música. As ações fazem parte do plano de governo e refletem um compromisso com a ampliação do acesso à cultura.

Um dos primeiros passos da nova gestão será a retomada das atividades da Banda Sinfônica de Natal, uma referência cultural da cidade que estava inativa. “Dentro dos 120 dias iniciais, estamos focados no reordenamento administrativo e no retorno da Banda Sinfônica aos ensaios e apresentações”, explicou a secretária de Cultura, Iracy Azevedo.

Outra aposta da Secretaria de Cultura é o projeto Teatro na Praça, que visa levar arte e cultura para diferentes comunidades. “O Teatro na Praça vai envolver não só a educação, não só a cultura, não só o esporte, mas o segmento governamental. É um projeto que absorve todas as secretarias que têm atividade fim”, detalhou Iracy. A proposta é descentralizar as ações culturais e oferecer programação acessível e inclusiva para a população natalense.

Um dos projetos mais ambiciosos da gestão Paulinho Freire é a criação da Escola de Música de Natal. Segundo a secretária, a meta é iniciar os estudos de viabilidade e captação de recursos para implementar o projeto ao longo dos próximos quatro anos. “Estamos elaborando projetos de captação de recursos para metas que queremos cumprir, como a implantação da Escola de Música. O nosso projeto é ambicioso e esperamos que consigamos realizá-lo”, afirmou.

Os primeiros 120 dias de gestão também serão dedicados à criação de um regimento interno, estabelecimento de regras administrativas e organização das ações da Secretaria de Cultura. “Esses primeiros meses serão para reordenamento administrativo, onde vamos criar o regimento interno, regras e procedimentos administrativos, além de ações que possamos executar sem grandes impactos no erário municipal”, explicou Iracy.

Secretária de Cultura Iracy Azevedo: “Vamos fazer um Carnaval enxuto, a prioridade do governo é educação e saúde” / Foto: José Aldenir / Agora RN
Secretária de Cultura Iracy Azevedo: “Vamos fazer um Carnaval enxuto, a prioridade do governo é educação e saúde” / Foto: José Aldenir / Agora RN

NOTÍCIAS RELACIONADAS
BBB 25: Camila faz xixi na cozinha após crise de riso
Trancista protagonizou cena inusitada ao urinar no chão da cozinha durante crise de riso.
25/01/2025 às 11:04
Gracyanne Barbosa desabafa sobre falta de sexo no BBB 25: “Eu gosto de transar todo dia”
Sister desabafou com os participantes sobre a dificuldade de lidar com a abstinência sexual
23/01/2025 às 10:41
“Senna”: minissérie é eleita a melhor do ano pelo Prêmio APCA
Produção nacional ainda concorre ao Critics Choice Awards na categoria Melhor Série de Língua Estrangeira
22/01/2025 às 20:21
Fiart reúne 15 mil artesãos e promove riqueza cultural do RN e de todo o Brasil
Feira Internacional de Artesanato acontece de 24 de janeiro a 2 de fevereiro no Centro de Convenções, com atrações como Chico César, museu interativo e sustentabilidade em destaque
21/01/2025 às 05:38
Instagram permitirá publicar Reels de até 3 minutos; saiba mais
Informação foi compartilhada por Adam Mosseri, o diretor da rede social
20/01/2025 às 17:18
SBT confirma retorno de Eliana com programa nos finais de semana
Emissora surpreendeu os fãs ao anunciar retorno da apresentadora para a programação
20/01/2025 às 14:55
Orquestra de Câmara da UFRN encerra temporada de concertos com apresentação gratuita
Evento no auditório Onofre Lopes, no dia 24 de janeiro, reunirá obras de Alberto Nepomuceno, Mozart e Hiago Albuquerque, com transmissão ao vivo pelo YouTube
17/01/2025 às 18:41
Fernanda Torres será indicada ao Oscar, diz imprensa internacional
Chances da filha de Fernanda Montenegro se destacarem no Oscar cresceram significativamente após sua vitória no Prêmio da Imprensa Estrangeira de Hollywood, no último domingo (5)
11/01/2025 às 09:19
Ana Hickmann é condenada a pagar pensão ao ex-marido após decisão judicial
Alexandre foi condenado a pagar uma pensão alimentícia de R$ 4,5 mil para o filho do casal
10/01/2025 às 12:18
Jornalista lança livro que reflete sobre vida, amor e jornada interior
Leane Fonseca convida leitores a uma jornada introspectiva sobre os desafios e aprendizados do cotidiano
10/01/2025 às 05:59