O Carnaval de Natal, que foi resgatado pelo então prefeito Carlos Eduardo após anos de declínio, ampliado durante a gestão de Álvaro Dias, enfrentará um novo momento com a administração de Paulinho Freire (União Brasil).
Conhecido por sua experiência no ramo de eventos como ex-sócio da Destaque Promoções, responsável pelo Carnatal, o prefeito traz consigo expectativas para um Carnaval diferenciado. No entanto, segundo a secretária de Cultura e presidente da Fundação Capitania das Artes (Funcarte), Iracy Azevedo, a prioridade da gestão será saúde e educação.
“O prefeito tem um pensamento de fazer um Carnaval. Então, se é que vamos fazer, vamos fazer um Carnaval enxuto, onde a prioridade do início do governo é a educação e a saúde”, afirmou Iracy. Ela explicou que o objetivo do prefeito Paulinho Freire é ambicioso, incluindo alcançar fila zero nas creches e CMEIs.
“O objetivo do prefeito é fila zero nas creches e nos CMEIs. Então, se o Carnaval for interferir nisso, a gente tem um lençol curto. Como toda prefeitura que se preze, a cobertura orçamentária não é para tudo”, detalhou.
Embora a realização do evento ainda dependa de ajustes financeiros, a secretária reforçou que o Carnaval só será realizado se não comprometer áreas essenciais. “Nós estamos analisando o custo desse evento de Carnaval, que é calendário, que é oficial, mas ele só será realizado se ele não interferir financeiramente nas prioridades da educação e da saúde”, disse.
Iracy Azevedo, que também foi diretora da Destaque Promoções, revelou que há projetos prontos para o Carnaval, mas as definições finais serão tomadas após um estudo detalhado. “Temos vários projetos planejados, agora a gente só define quando a gente conseguir fazer o comparativo entre o Carnaval e a educação”, explicou.
O Carnaval de Natal renasceu sob a gestão de Carlos Eduardo, ganhando força e estrutura nos anos seguintes. Durante a administração de Álvaro Dias, o evento se consolidou, abrangendo múltiplos polos culturais, com destaque para as festas na Redinha, Ribeira e Ponta Negra.
Agora, com Paulinho Freire no comando, havia expectativa de inovações no formato, especialmente pela experiência do prefeito e da secretária no setor de eventos. Contudo, a administração optou por cautela e alinhamento com as prioridades estabelecidas.
Apesar da possível redução no investimento no Carnaval, Iracy destacou a importância de eventos culturais para o fortalecimento do turismo em Natal. “Na hora que eu faço um evento voltado para Natal, eu estou voltando também para o turismo de Natal. A gente tem a visão turística, não é só para a população de Natal”, afirmou.
A secretária garantiu que, mesmo diante de ajustes orçamentários, a pasta está empenhada em desenvolver projetos estratégicos para cultura e turismo. “Cultura e turismo, eles caminham juntas”, concluiu.
Banda Sinfônica, Teatro na Praça e planos para Escola de Música
A gestão de Paulinho Freire na Prefeitura de Natal traz um novo fôlego para a cultura da cidade, com iniciativas que buscam fortalecer as artes e valorizar talentos locais. Entre os destaques, estão o retorno da Banda Sinfônica aos ensaios e apresentações, o lançamento do projeto Teatro na Praça e a criação da tão aguardada Escola de Música. As ações fazem parte do plano de governo e refletem um compromisso com a ampliação do acesso à cultura.
Um dos primeiros passos da nova gestão será a retomada das atividades da Banda Sinfônica de Natal, uma referência cultural da cidade que estava inativa. “Dentro dos 120 dias iniciais, estamos focados no reordenamento administrativo e no retorno da Banda Sinfônica aos ensaios e apresentações”, explicou a secretária de Cultura, Iracy Azevedo.
Outra aposta da Secretaria de Cultura é o projeto Teatro na Praça, que visa levar arte e cultura para diferentes comunidades. “O Teatro na Praça vai envolver não só a educação, não só a cultura, não só o esporte, mas o segmento governamental. É um projeto que absorve todas as secretarias que têm atividade fim”, detalhou Iracy. A proposta é descentralizar as ações culturais e oferecer programação acessível e inclusiva para a população natalense.
Um dos projetos mais ambiciosos da gestão Paulinho Freire é a criação da Escola de Música de Natal. Segundo a secretária, a meta é iniciar os estudos de viabilidade e captação de recursos para implementar o projeto ao longo dos próximos quatro anos. “Estamos elaborando projetos de captação de recursos para metas que queremos cumprir, como a implantação da Escola de Música. O nosso projeto é ambicioso e esperamos que consigamos realizá-lo”, afirmou.
Os primeiros 120 dias de gestão também serão dedicados à criação de um regimento interno, estabelecimento de regras administrativas e organização das ações da Secretaria de Cultura. “Esses primeiros meses serão para reordenamento administrativo, onde vamos criar o regimento interno, regras e procedimentos administrativos, além de ações que possamos executar sem grandes impactos no erário municipal”, explicou Iracy.