BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Instituto Brasmarket Inteligência em Pesquisa iniciou trabalho de campo no Rio Grande do Norte
Confira a coluna Notas e Informes desta sexta-feira 27
Redação
27/05/2022 | 12:32

Uma pesquisa realizada pela Brasmarket Inteligência em Pesquisa iniciou nesta quinta-feira 26 entrevistas na capital e no interior, com 800 eleitores do Estado. A margem de erro máxima estimada é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos. As entrevistas são pessoais, feitas por meio de questionário, aplicando-se apenas um questionário por entrevistado, respeitando as cotas pré-determinadas.

As 800 entrevistas estão sendo realizadas em 80 municípios. No questionário registrado sob número de identificação RN-05235/2022, há quesitos estimulados e espontâneos para Presidência da República, Governo do Estado e Senado. A Brasmarket só perguntou a avaliação da governadora Fátima Bezerra (PT). Não fez a mesma pergunta sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com consulta realizada ao sistema de pesquisas registradas, o PesqEle Público do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Brasmarket só registrou até agora pesquisas nos estados de Goiás, no Centro-Oeste, e no Rio Grande do Norte, único do Nordeste. Pela primeira vez, fez dois registros para a eleição presidencial neste mês de maio (BR-00702/2022 e BR-09104/2022), este último também nesta quinta-feira 26.

Segundo matéria da Revista Veja, curiosamente, o Brasmarket é o único instituto de pesquisa em que a família Bolsonaro acredita. A companhia não é filiada à Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas (Abep) nem fez levantamentos nas últimas campanhas eleitorais, conforme os registros do TSE.

Ceará-Mirim
O prefeito Júlio César reuniu sua dobradinha José Dias (estadual) e Robinson Faria (federal) em um evento político. Júlio confirmou voto também no presidente Bolsonaro e em Rogério Marinho para o Senado. “Agradeço a todos de coração. Aos que estiveram presentes e aos que não puderam ir mas estão sempre ao nosso lado e vão estar conosco na luta que se avizinha”, disse o prefeito, frisando que o Centro Esportivo e Cultural ficou pequeno para tanta gente.

Governo
Já para governador, o prefeito Júlio César não tocou no assunto. Existem muitas negociações ainda sobre com quem ficará a maior liderança de Ceará-Mirim. Recentemente, Júlio esteve com a governadora Fátima Bezerra (PT), publicou fotos nas redes sociais e anunciou ações. Mas, não ficou oficializado o apoio político. Há quem diga que o ministro Fábio Faria (Comunicações) articula a permanência do prefeito na oposição.

Bastidores
Em Ceará-Mirim, o principal grupo adversário do prefeito Júlio César é o do ex-vereador Ronaldo Venâncio, que se filiou ao Solidariedade e hoje virou o principal cabo eleitoral do ex-prefeito de Maxanguape Luís Eduardo. Os dois são aliados do pré-candidato ao Governo, Fábio Dantas (Solidariedade).

Desafio
Da Região Metropolitana, Ceará-Mirim foi a maior maioria para o PT em 2018. Foram 73,58% da governadora Fátima Bezerra no 2º Turno. Já para a presidência da República, o petista Fernando Haddad conseguiu 74,69% contra 25,31% de Bolsonaro. Ao declarar voto em Bolsonaro, o prefeito Júlio César terá de baixar essa vantagem. Em 2020, Júlio foi reeleito com 81,40% dos votos. O município tem vários distritos rurais.

Zona Norte
A disputa por votos está acirrada também na capital. O vereador Anderson Lopes (Solidariedade) anunciou ontem apoio à pré-candidatura a deputado estadual do ex-prefeito Luiz Eduardo (Maxaranguape).Antes, Anderson tinha compromissos com a deputada Eudiane Macedo (PV).

Recebendo
A ex-primeira-dama de São Gonçalo do Amarante Terezinha Maia (PL), pré-candidata a deputada estadual, recebeu ontem o prefeito Genilson Maia (PL), de São Fernando. “Obrigada, amigo Genilson, prefeito de São Fernando, pela visita e pelas palavras de conforto e coragem. Leve meu abraço e gratidão ao querido povo são-fernandense”, publicou no Instagram.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.