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Fraude

INSS recebeu 480 mil pedidos de ressarcimento nesta quarta

Aposentados e pensionistas contestam descontos indevidos após notificação do órgão; 98,6% negam vínculo com associações
Redação
14/05/2025 | 18:38

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou 480.660 pedidos de ressarcimento em um único dia após notificar nove milhões de aposentados e pensionistas sobre descontos possivelmente irregulares em seus benefícios.

Desse total, 473.940 pessoas (98,6%) afirmaram não ter vínculo com as organizações associativas que originaram os descontos. A contestação foi feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS nesta quarta-feira 14.  

Insitutto Nacional do Seguro Social (INSS). Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil.
Sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) / Foto: Divulgação

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Na terça-feira 13, o INSS alertou os beneficiários que tiveram valores descontados nos últimos cinco anos. A fraude envolve cobranças indevidas feitas por entidades associativas sem autorização dos titulares. “O aplicativo é o único canal para regularizar a situação. Não usamos telefone ou SMS para evitar golpes”, informou o órgão.  

A adesão maciça aos pedidos de devolução surpreendeu especialistas. “O número mostra a dimensão do problema. Muitos nem sabiam que estavam sendo cobrados”, disse um analista previdenciário. O INSS não detalhou o valor total a ser ressarcido, mas a devolução será feita conforme a análise individual de cada caso.  

Quem não contestou os descontos até esta quarta-feira ainda pode recorrer, mas o prazo é curto. “O dinheiro será devolvido automaticamente a quem comprovar o erro”, afirmou o instituto. A medida visa coibir fraudes e garantir que os beneficiários recebam apenas os valores legais.  

O INSS reforçou que não solicita dados pessoais por telefone e que todas as comunicações oficiais são feitas pelo aplicativo ou agências físicas. “Quem receber ligações suspeitas deve denunciar imediatamente”, alertou.

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