BUSCAR
BUSCAR
Estudo
IBGE inicia nova pesquisa para avaliar impactos da Covid-19 no RN
Levantamento estatístico vai mostrar as consequências da doença no sistema de saúde, na renda, no trabalho e na moradia dos potiguares
Redação
06/05/2020 | 05:02

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou no Rio Grande do Norte a coleta de dados da PNAD covid19, que é uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua. Com entrevistas por telefone, a pesquisa vai mostrar as consequências da doença no sistema de saúde, na renda, no trabalho e na moradia dos brasileiros.

No Rio Grande do Norte, cerca mil pessoas serão entrevistadas por semana, em 94 municípios, por 43 entrevistadores(as). Em todo Brasil, 193 mil pessoas deverão informar ao IBGE sobre a situação da sua casa.

Com os dados coletados, será possível saber quantas pessoas com sintomas de covid19 procuraram serviços de saúde e quantas ficaram em casa, a quantidade de pessoas que recebeu auxílio emergencial e quantos perderam o trabalho, entre outras análises.

“Agora, com essa versão da PNAD, vamos poder compreender a relação entre fatores socioeconômicos e a doença, além de identificar os grupos mais vulneráveis”, explicou Samuel Marques, coordenador estadual da PNAD covid19 no RN.

Os primeiros resultados para o Brasil devem ser divulgados ainda no mês de maio com perspectiva de frequência semanal. Para os estados, os resultados serão mensais. O levantamento é fruto de parceria entre o IBGE e o Ministério da Saúde.

A PNAD covid19 utilizará exclusivamente telefone (celular ou fixo) para entrar em contato com os entrevistados(as). “Os entrevistadores do IBGE podem usar o Whats App para agendar uma ligação por telefone”, disse Marques. Na mensagem, serão informados os meios para verificar a identidade do entrevistador(a): 0800 721 8181 e www.respondendo.ibge.gov.br. Vale destacar que o IBGE não pergunta CPF, RG nem senhas aos entrevistados (as).

O IBGE também preparou uma plataforma virtual com pesquisas e mapas interativos para ajudar autoridades públicas e sociedade civil no enfrentamento da covid19. O sistema esta disponível em: www.covid19.ibge.gov.br.

No site, há estimativas de densidade de domicílios ocupados, deslocamentos da população em busca de serviços de saúde e outras informações.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.