BUSCAR
BUSCAR
Saúde Pet

Hospital Veterinário realiza mais de 2 mil atendimentos

Foram feitas 1.478 consultas clínicas e 671 consultas cirúrgicas de forma totalmente gratuita
Redação
27/12/2024 | 05:01

Localizado na Rua Doutor Barata, no bairro da Ribeira, Zona Leste de Natal, o Hospital Municipal Veterinário foi inaugurado há três meses. A primeira unidade pública do município que iniciou os atendimentos no dia 11 de setembro, recebe atendimentos que vão desde consultas a cirurgias, exames de imagem e atendimento ambulatorial, e atende cães e gatos de segunda à sexta, das 8h às 17h.

Por dia, são distribuídas 20 fichas de atendimento, além da assistência para casos de urgência e emergência. Os acolhimentos individuais acontecem por um animal para cada CPF de tutor, e para ter acesso, o cidadão deve possuir o comprovante de residência do Município de Natal e documento oficial.

Hospital Veterinário de Natal (10)
Hospital Veterinário fica localizado na Rua Doutor Barata, no bairro da Ribeira - Foto: JOSÉ ALDENIR / AGORA RN

O hospital, recebido com surpresa e alívio pelos pais de pet, registrou, de setembro a novembro, 1.478 consultas clínicas, 671 consultas cirúrgicas e 4.856 procedimentos ambulatoriais. Equipado com aparelhos de Raio X e com a realização de exames laboratoriais e de imagem, o hospital realizou, no período analisado, realizou 187 cirurgias gerais de baixa e média complexidade, 395 exames de ultrassonografia, 492 radiografias e 4.004 exames laboratoriais.

Além disso, o hospital também registrou 887 retornos por teleatendimento e 476 retornos presenciais, facilitando o acompanhamento contínuo da saúde dos animais. “Comemoramos a marca de mais de 180 cirurgias gerais realizadas, entre elas cirurgias ortopédicas, em pequenos animais, ou seja, cães e gatos. Dentro da unidade já funciona laboratório, Raio-x, ultrassonografia, isso tudo de forma gratuita para a população. É um número extremamente interessante e é extremamente gratificante poder oferecer um serviço a custo zero para os animais da população”, celebrou o diretor da unidade, Peterson Alexandre.

As maiores demandas atendidas pelo hospital, tanto em consultas clínicas quanto cirúrgicas, incluem uma variedade de condições, destacando-se: hemoparasitose (popularmente conhecida como doença do carrapato), leishmaniose, esporotricose, FIV/FeLV (respectivamente chamadas de Aids felina e leucemia felina), além de doença periodontal, problemas dermatológicos, traumas por atropelamento, intoxicação, obstrução uretral, nódulos, piometra e casos de parto distócico ou fetos mortos.

Desde o primeiro dia de funcionamento, os atendimentos veterinários tiveram maior destaque nas áreas de clínica geral e cirúrgica, com ênfase em procedimentos como retirada de nódulos e tratamento de infecções uterinas, que estão entre as principais demandas dos tutores.

Os cães sem raça definida (SRD), popularmente chamados de “vira-latas”, foram os animais mais levados às consultas. No entanto, também houve uma alta procura por parte de tutores de gatos. No dia da inauguração do hospital, a veterinária e responsável técnica Júlia Sarmento ressaltou que os atendimentos do hospital público são voltados principalmente para cirurgias complexas. “Nosso foco, na verdade, é fazer cirurgias mais complexas. Então, a gente pede até para evitar um pouco a rotina. A gente pede para que venham pacientes realmente com alguma patologia, algum problema de fato, alguma doença, que a gente possa tratar e dar todo o suporte para ele, o conforto”.

O hospital, de forma provisória, terá atendimento durante 12 meses, podendo ser prorrogado de acordo com a disponibilidade operacional. Já sobre o hospital definitivo, Álvaro Dias afirmou que será construído na Avenida Itapetinga, localizada na Zona Norte de Natal. “Temos a proposta de construir um novo hospital veterinário com alvenaria, com prédio próprio para atendimento de todos os animais, e que será um local definitivo”, disse o prefeito.

NOTÍCIAS RELACIONADAS