A direção do Hospital Dr. José Pedro Bezerra, conhecido como Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, está investigando internamente o caso de uma paciente que foi submetida a uma cesárea sem estar grávida. A equipe médica só descobriu que a paciente não era gestante após o procedimento ser realizado.
O caso aconteceu na semana passada. A identidade da paciente e sua origem não foram divulgadas por sigilo médico.

Segundo a direção do hospital, a paciente foi encaminhada para o Santa Catarina por outra unidade de saúde. Ela portava um encaminhamento com indicação de cesárea e cartão de pré-natal preenchido, além de laudos de ultrassonografia.
A paciente estava acompanhada de um familiar, que estava no centro cirúrgico. Após o procedimento, ao perceber que não havia gestação, os médicos tiveram acesso a um exame recente, que estava em posse da acompanhante, indicando que não havia gestação. Essa informação foi omitida pela paciente quando da entrada no hospital.
A direção do hospital está produzindo um relatório interno sobre o caso, incluindo apuração sobre a motivação dos envolvidos.
O Santa Catarina ressalta que “o padrão de atendimento é de que toda paciente que chega à instituição é atendida pela equipe no pronto-socorro, que faz a avaliação e encaminha para o centro obstétrico, realizando demais exames só quando forem necessários