A Coluna Opinião teve acesso a uma informação de bastidor do Palácio Felipe Camarão. Sabe quem é o principal articulador e avalista do nome do ex-deputado Rafael Motta para prefeito de Natal? O também ex-deputado Henrique Eduardo Alves, hoje no PSB. O ex-ministro e ex-presidente da Câmara dos Deputados é amigo do prefeito Álvaro Dias desde os tempos de dobradinha no MDB, na década de 1980. Até hoje eles têm sintonia de amizade e política.
Recentemente, Henrique participou em Brasília, ao lado de Álvaro Dias e Rafael Motta, de agenda com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). Na oportunidade, o prefeito de Natal tratou com o vice e também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, sobre projetos para a capital potiguar. Álvaro tenta liberar recursos que ficaram empenhados na época do Governo Bolsonaro, de quem foi o coordenador da campanha presidencial no 2º turno em Natal.
Hoje, o prefeito tenta emplacar o nome do secretário de Serviços Urbanos (Semsur), Irapoã Nóbrega, ou até do secretário de Infraestrutura, Carlson Gomes, para prefeito. Nesta semana surgiu até Joanna Guerra, secretária de Planejamento e coordenadora de projetos importantes para Natal, como possível alternativa.
Confira a coluna desta quarta-feira 28 AQUI.
Até o Palácio Felipe Camarão vem observando que nenhum auxiliar direto de Álvaro Dias decola nas pesquisas. Diante do cenário, Henrique tem defendido Rafael Motta, que em 2022, na polarização entre o ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD) e o senador Rogério Marinho (PL), conseguiu 48.287 votos em Natal para o Senado, ou seja, 13%. Tudo sem apoio das grandes forças.
ACOMODAÇÃO
Chegou à coluna Opinião via Portal de Transparência da Câmara dos Deputados o novo contracheque do ex-vice-governador Fábio Dantas (Solidariedade). Depois da missão de ser candidato ao Governo, ele agora anda acomodado em um “Cargo de Natureza Especial”, uma função em comissão: CNE09. Valor? R$ 14.744,74 todo mês. Como o mundo gira, a lotação é no gabinete do deputado federal Robinson Faria (PL), de quem foi vice de 2015 a 2018.
PÉ FRIO
Em Mossoró ontem, o senador Rogério Marinho não conseguiu ter mais uma grande liderança para reforçar o seu PL bolsonarista. É que a capital do Oeste deu 64% dos votos ao presidente Lula, e nenhum político de mandato quis comandar o partido, que será o mais radical do Estado. Restou ao líder da oposição no Senado convidar os empresários Tião Couto e Lênio Maia para o processo de revitalização. Caberá a Tião coordenar o novo projeto. Se não assumir a presidência do diretório municipal, Tião colocará uma pessoa de sua confiança.
ESTRATÉGIA
A reformulação do PL faz parte do processo de fortalecimento do bolsonarismo e da direita, visando ganhar as eleições presidenciais em 2026. Mossoró é ponto estratégico no Rio Grande do Norte. Segundo maior colégio eleitoral do Estado, a cidade tem influência em toda a região Oeste e nas regiões vizinhas como Salineira, Vale do Açu e Central. O prefeito Allyson Bezerra não quis ingressar no radicalismo do PL, e preferiu caminhar para o União Brasil, que integra a base do Governo Lula em Brasília.
DUAS EM UM
A economista Virgínia Ferreira terá agora duas pastas sob sua responsabilidade no Governo Fátima Bezerra. Ela foi nomeada oficialmente como titular da Secretaria de Planejamento (Seplan) e agora acumulará com a Secretaria de Gestão e Projetos Especiais, onde já estava desde o início deste ano. Virgínia até janeiro era a secretária de Administração do Estado.
OPOSIÇÃO
Antes mesmo de deixar o Solidariedade para fazer oposição sistemática no PL ao Governo Fátima, o deputado estadual Luiz Eduardo apresentou uma denúncia à Procuradoria-Geral da República contra a governadora Fátima Bezerra, o secretário de Administração, Pedro Lopes, e de tabela o ex-secretário Aldemir Freire, que respondia pelo Planejamento. O deputado alega que eles conscientemente descontaram os valores dos empréstimos consignados dos servidores públicos estaduais, mas acumularam dívidas com as instituições financeiras desde agosto de 2022. Luiz Eduardo solicita a abertura de um inquérito para investigar as possíveis condutas criminosas descritas.
ÁGUIA PARA TODOS
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, recebeu ontem o presidente da Federação das Câmaras Municipais (Fecam), Wolney França, e representantes dos municípios, para tratar da cobrança pelo uso da água bruta. “Não existe nenhum político nessa casa que queira ver mais uma taxação. A última palavra com relação a um decreto não é nossa. Se o decreto vogar, será cobrado. Terei reunião com a governadora na próxima semana tentando flexibilizar isso. Levantamos o impacto, argumentei com a governadora Fátima Bezerra e ela me disse que pode tentar acomodar, ver o menor número de pessoas atingidas, mas ela disse dificilmente poderá deixar de fazer porque é uma lei que está em vigor”, relatou Ezequiel.
CENSO 2022
O retrato do Brasil que sai do Censo de 2022 indica que diminuiu, em todo o Brasil, a quantidade de moradores por domicílio. De 2010 para 2022, a média foi de 3,31 para 2,28. O declínio ocorreu em todos os estados. Na avaliação do IBGE, o dado indica que aumentou a opção dos habitantes por morar sozinho ou pela diminuição do tamanho das famílias. Mas, o resultado do Rio Grande do Norte foi acima da média nacional.
AUMENTO
A população no RN aumentou 4,24% desde 2010 – passando de 3.168.027 habitantes para 3.302.406. O crescimento populacional do RN ficou acima da média da Região Nordeste – que foi de 2,94%. Ao todo, foram recenseados 1.501.657 domicílios no estado. A cidade mais populosa do estado continua sendo Natal, apesar da queda de 6,52% no número de habitantes, passando de 803.739 pessoas em 2010 para 751.300 em 2022. A segunda maior cidade do RN em relação ao número de habitantes é Mossoró, com 264.577 pessoas, seguida de Parnamirim com 252.716.
REGIÃO METROPOLITANA
Nos números divulgados nesta quarta chama a atenção o crescimento populacional de Extremoz, município da região metropolitana de Natal, que passou de 24.569 habitantes em 2010 para 61.571 em 2022 – aumento de 150,60%, o quarto maior do país. O município potiguar com o menor número de habitantes continua sendo Viçosa com 1.822 pessoas, 12,61% a mais do que em 2010.
ANTIALÉRGICOS
A Câmara Municipal de Natal vai começar a discutir um projeto de lei que obriga estabelecimentos que vendem alimentos – como bares e restaurantes – a terem antialérgicos em estoque para o caso de urgências com clientes. Segundo a proposta, apresentada pelo vereador Geovane Peixoto (PTB), os medicamentos devem ficar em “local de fácil acesso” e deverão ser de “venda livre, isentos de prescrição médica”. Os remédios deverão ser guardados em local adequado e seguro, e com prazo de validade em dia.