BUSCAR
BUSCAR
Saúde

Harvard lista 5 alimentos para comer após os 50 anos e viver mais

Um grupo de nutricionistas de Harvard listou cinco alimentos para comer depois dos 50 anos para aumentar a longevidade
Redação
14/05/2024 | 17:36

Uma alimentação completa e equilibrada é fundamental para retardar o envelhecimento. Pensando nisso, um grupo de nutricionistas de Harvard listou cinco alimentos para comer depois dos 50 anos para melhorar a saúde física e mental, contribuindo para o aumento da longevidade.

Embora a recomendação dos profissionais seja a variedade de alimentos, eles possuem em comum o fato de conter nutrientes frescos. Portanto, evitar ou reduzir o consumo de alimentos processados ​​e ultraprocessados ​​é outro aspecto a ser levado em consideração, sobretudo, após os 50 anos.

alimentos proteinas 13012022123750265
Imagem ilustrativa - Foto: Reprodução

Abaixo, confira cinco alimentos que prolongam a vida e agregam anos de saúde, de acordo com os nutricionistas de Harvard entrevistados pelo site norte-americano CNBC:

Frutas vermelhas

Os especialistas recomendam consumir frutas vermelhas, se possível, todos os dias. Elas são uma excelente opção para promover a recuperação muscular e cuidar da saúde cerebral. Os flavonoides, responsáveis pelas cores das frutas, são conhecidos pela ação anti-inflamatória e antioxidante no corpo.

vegetais de folhas verdes

Existem diversas propriedades nutricionais associadas aos vegetais de folhas verdes, como espinafre, acelga e rúcula. Além de ser rico em vitaminas do complexo A, C e K, esse grupo de alimentos contém ácido fólico, ferro, potássio e cálcio, o que se traduz em inúmeros benefícios à saúde.Play Video

Nozes e sementes

As nozes e sementes possuem ácidos graxos ômega-3 , nutrientes que ajudam a manter as células cerebrais saudáveis ​​e a reduzir a inflamação. Em outras palavras, esses alimentos retardam o envelhecimento e a deterioração do cérebro, mantendo o organismo saudável ​​por mais tempo.

Leguminosas

As leguminosas são consideradas superalimentos devido ao seu perfil nutricional. Elas contêm carboidratos de absorção lenta, proteínas, pouca gordura e fibras. Além disso, fornecem micronutrientes como minerais, vitaminas do grupo B e polifenóis antioxidantes.

Peixes e carnes magras

O consumo de proteínas é essencial em qualquer dieta saudável, entretanto, elas devem vir de alimentos saudáveis. Salmão, frango, bacalhau e pato são algumas das opções que fornecem gorduras saudáveis.

Conscientização sobre a Lúpus é tema de audiência pública na Câmara de Natal
Plenário da Casa recebeu pessoas diagnosticadas com a doença e agentes de saúde
22/05/2024 às 12:01
Pacientes de Natal estão há quatro meses sem receber insulina: “Descaso”
Secretaria Municipal de Saúde informou ao AGORA RN que abriu um processo emergencial para aquisição da insulina
22/05/2024 às 08:20
Saúde anuncia abertura de novos leitos na Grande Natal
Sesap convocou mais 81 profissionais para atuarem nos 48 novos leitos que serão abertos nos hospitais Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, e Geral João Machado, em Natal
22/05/2024 às 08:16
Mossoró receberá mais de 230 profissionais para hospitais da região
Medida amplia capacidade do Hospital da Mulher, que passará a funcionar 24h, e dá continuidade à obra no Tarcísio Maia
21/05/2024 às 12:54
Brasil ultrapassa 5 milhões de casos prováveis de dengue
Minas Gerais lidera com o maior número de registros
21/05/2024 às 11:37
Sesap convoca mais 81 para complementar abertura de leitos em Natal e Parnamirim
Técnicos de enfermagem, farmácia e biodiagnóstico vão atuar nos hospitais Deoclécio Marques e João Machado
21/05/2024 às 09:34
Neurologistas citam qual é o principal hábito para melhorar a memória
Com base em estudos, os neurologistas Meredith Broderick e Cris W. Winter explicaram os benefícios de um hábito para a memória
20/05/2024 às 21:19
Transplantes de córneas no RN aumentam 74%
Comparativo com 2023 também registrou aumento de 23% para os transplantes de medula óssea
20/05/2024 às 09:35
Doações de leite humano beneficiam mais de 8 mil recém-nascidos no Rio Grande do Norte
Entre janeiro e dezembro de 2023, o Brasil registrou a doação de 253 mil litros de leite humano, beneficiando mais de 225 mil recém-nascidos
19/05/2024 às 08:45
Sábado de Vacinação em Parnamirim foi um Sucesso
Durante todo o dia, diversas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) atenderam a população com imunização contra a Influenza, sem esquecer dos pets, que também foram contemplados com a vacina contra a raiva
19/05/2024 às 07:42
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.