A promotora Iara Maria Pinheiro de Albuquerque, que recebeu 81 votos na eleição interna do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) realizada na sexta-feira 4, comunicou a desistência da candidatura à Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ).
Com a renúncia, o promotor Glaucio Pinto Garcia, que teve 118 votos, será o único nome encaminhado à governadora Fátima Bezerra (PT), responsável pela nomeação.

“Entendo que esse compromisso com a instituição deve ser honrado. Não aceitarei ser nomeada se não estiver em primeiro lugar”, afirmou Iara Pinheiro durante a campanha. Glaucio Garcia também condicionou a aceitação ao resultado da eleição. “Só aceitarei a nomeação caso seja o mais votado da lista tríplice, em respeito ao Ministério Público e ao processo democrático”, disse.
A governadora tem 15 dias para definir o nome do novo chefe do MPRN. Com a desistência de Iara, não há outra opção além de Glaucio Garcia. A posse está prevista para 18 de junho, em substituição a Elaine Cardoso. O mandato será válido para o biênio 2025-2027. A promotora Juliana Limeira será a adjunta.
Glaucio Garcia é o atual procurador-geral adjunto do MPRN. Ingressou na instituição em 8 de julho de 2010 como promotor substituto. Foi promovido para a Promotoria de Justiça de São Bento do Norte, onde atuou de 13 de maio de 2011 a 8 de janeiro de 2013.
Em seguida, passou a atuar em Jardim do Seridó até 19 de setembro de 2021. De 20 de setembro de 2021 a 9 de fevereiro de 2024, atuou em Tangará. Desde 10 de fevereiro, está na 2ª Promotoria de João Câmara.
Entre 2017 e 2021, coordenou o Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais (Caop Criminal). Em fevereiro de 2019, foi designado para acompanhar, interligar, executar e articular ações do Acordo de Cooperação Técnica entre o MPRN, o Ministério Público do Trabalho e o Governo do Estado, com foco na Política Nacional de Trabalho no Sistema Prisional.
Também foi diretor regional da Associação do Ministério Público do RN (Ampern), secretário executivo do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) e colaborador da Corregedoria Nacional do Ministério Público.