BUSCAR
BUSCAR
Caicó

Gestão Dr. Tadeu falha na coleta de lixo e recebe críticas na Câmara

Vereadores cobram soluções para crise na coleta de lixo e questionam gestão municipal
Redação
19/02/2025 | 05:10

A precariedade do serviço de coleta de lixo em Caicó foi um dos principais temas debatidos na 4ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025.

Os vereadores Alisson Jackson (PSDB) e Mancuso (Republicanos) criticaram duramente a gestão do prefeito Dr. Tadeu pela falta de manutenção da frota de veículos e pelos atrasos na coleta, o que tem provocado acúmulo de resíduos em diversos bairros da cidade.

Prefeito de Caicó Dr. Judas Tadeu. Foto: José Aldenir/AGORA RN
Prefeito de Caicó Dr. Judas Tadeu. Foto: José Aldenir/AGORA RN

Segundo Mancuso, a situação da frota municipal é alarmante e representa um retrocesso em relação a administrações anteriores. “Bibi Costa comprou três caminhões-coletores, Batata comprou dois, mas Dr. Tadeu só deixou sucata” afirmou o vereador, destacando que a atual gestão recebeu todas as aprovações de orçamento por parte da Câmara e arrecadou valores significativos por meio da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (COSIP), mas, ainda assim, não investiu na renovação da frota.

“Foi o prefeito que mais arrecadou impostos próprios do município e, mesmo assim, a frota da infraestrutura chegou nesse ponto. Cadê esse dinheiro?”, questionou Mancuso.

A coleta irregular e o mau planejamento da rota noturna também foram abordados por Alisson Jackson. O vereador destacou que, atualmente, os caminhões iniciam a coleta no centro da cidade por volta das 16h, quando grande parte do comércio ainda está funcionando. Como consequência, muitos estabelecimentos só descartam seus resíduos após o fechamento, deixando lixo exposto nas ruas durante toda a madrugada e manhã seguinte.

“Os garis começam a coleta às 16h, mas os comerciantes só colocam os lixos para fora depois do expediente. Resultado: as ruas ficam cheias de lixo até a próxima coleta, que só acontece no dia seguinte às 16h. Precisamos mudar isso”, defendeu.

A solução sugerida por Alisson Jackson foi uma readequação do horário da coleta noturna para que ocorra após o fechamento do comércio. “Se começarmos mais tarde, às 22h ou na madrugada, por exemplo, vamos evitar que o lixo fique exposto por tantas horas. Isso já acontece em outras cidades e poderia melhorar muito a limpeza urbana em Caicó”, argumentou.

Além disso, o vereador revelou que a prefeitura está em busca de emendas para adquirir novos caminhões-coletores, mas alertou que a situação exige medidas imediatas. “Enquanto tentamos viabilizar novos veículos, a cidade não pode ficar nesse caos. Precisamos de soluções agora!” afirmou.

Os problemas na coleta refletem diretamente na imagem da cidade e na qualidade de vida da população. Mancuso alertou para a deterioração dos serviços públicos e cobrou mais eficiência da administração municipal. “Não podemos aceitar que uma cidade como Caicó, que tanto arrecada, tenha um serviço de coleta tão precário. O prefeito precisa dar uma resposta à população!” declarou.

A Câmara Municipal aprovou a realização de uma audiência pública no dia 20 de fevereiro para discutir a situação do lixo em Caicó, atendendo ao requerimento do vereador Diogo Silva. A expectativa é que representantes da Prefeitura, do setor de limpeza urbana e da população participem do debate em busca de soluções para o problema.