BUSCAR
BUSCAR
Entrevista
“Foco imediato é diminuir a ação trágica da Covid-19”, diz vereador Hermes Câmara
Gosto pela atuação política em pautas humanitárias surgiu na adolescência durante encontros na igreja, conta o vereador Hermes Câmara, um dos estreantes da Câmara de Natal
Redação
03/03/2021 | 00:23

O empresário Hermes Câmara chega ao Legislativo de Natal pela primeira vez após uma tentativa frustrada em 2016. Eleito vereador pelo PTB com 2.751 votos, ele pretende focar na atuação comunitária, políticas públicas para a juventude e incentivo ao esporte. Faixa preta em judô e jiu-jitsu, o agora parlamentar vê o esporte como uma ponte para inserção das pessoas em outros setores da sociedade.

O gosto pela atuação política em pautas humanitárias surgiu na adolescência durante encontros na igreja, conta o vereador. Nesta entrevista concedida ao Agora RN, Hermes fala sobre as prioridades do mandato, enfrentamento à pandemia por parte do Legislativo, Plano Diretor de Natal e Mobilidade Urbana. Confira:

AGORA RN – É uma responsabilidade a mais assumir o primeiro mandato em um cenário de pandemia? Como isso alterou seu planejamento?
HERMES CÂMARA – Em 2016, tentei a eleição para vereador e não consegui. Uma semana depois, nós já estávamos fazendo as atividades que a gente sempre fez: Dia das Crianças, Natal, Semana Santa com a entrega de peixes nas comunidades… São coisas corriqueiras que já fazíamos antes de ter um mandato. Com a pandemia, nós tivemos que nos adaptar, mas essa base nos ajudou bastante. Esse mundo virtual não era o meu mundo. Sempre gostei do cara a cara, de pessoas, conversar. A pandemia tirou esse calor humano.

AGORA RN – Quais serão suas prioridades?
HERMES CÂMARA – Imaginávamos fazer um mandato com projetos sociais, ações ligadas à igreja, ao esporte e a essa comunidade de rua que vem crescendo cada vez mais. No entanto, a gente se depara com o crescimento da pandemia. Então, a nossa prioridade é diminuir a ação trágica da Covid-19. Esse é o nosso foco imediato para tentar melhorar as condições em que o coronavírus está nos colocando. Em relação ao esporte, pretendemos incentivá-lo como forma de fortalecer a educação. Tenho muitos amigos que conseguiram bolsas em escolas através do esporte. Se a gente conseguir colocar o aluno dentro de sala de aula e atrelar com judô, jiu-jitsu, dança, o que for, a gente vai ter uma realidade muito melhor a médio e longo prazo.

AGORA RN – Como o sr. pretende atuar dentro das comunidades?
HERMES CÂMARA – O eleitor deu uma resposta clara. A maioria dos vereadores tem envolvimento com comunidades. Não só aquelas de bairros, mas também as organizadas, como as da igreja, que eu faço parte. A campanha já mostrou isso. Quem esteve mais perto do povo sobressaiu e se elegeu. Vejo isso como algo positivo. Isso é muito importante e fortalece o parlamento, porque traz os problemas urgentes das comunidades para dentro da Câmara. Nosso objetivo é ter esse diálogo direto com a sociedade para ouvir os problemas e poder resolver da maneira mais rápida possível, sobretudo agora na pandemia. Temos esse canal aberto com a população. Não existe mais espaço para vereador de mesa.

AGORA RN – Como está o seu acompanhamento das discussões do Plano Diretor de Natal?
HERMES CÂMARA – O Plano Diretor de Natal engessou a cidade. Alguns bairros foram esvaziados. Petrópolis às 19h é um deserto. No Barro Vermelho, em uma rápida passagem, você encontra 15 casas para vender. E em alguns bairros tradicionais da Zona Norte, é assim também. Quando você vai a São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Parnamirim, acontece um boom imobiliário. Então alguma coisa está errada. Isso precisa ser discutido para que a gente se adeque de forma coerente e respeitando o meio ambiente, mas pensando no desenvolvimento. Isso precisa ser ajustado até mesmo em relação ao turismo, que é uma das maiores fontes econômicas da cidade. Estamos atentos para que essa revisão busque esse equilíbrio para uma cidade mais moderna e atrativa.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.