BUSCAR
BUSCAR
Audiovisual
FINC leva cinema para o litoral Sul potiguar
FINC chega à 14ª edição e se consolida como festival de valorização das produções locais
Redação
30/11/2023 | 07:21

O Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa, no litoral sul potiguar, chega à 14ª edição nesta sexta-feira 1ª e sábado 2. O evento é considerado um dos mais importantes festivais independentes do Nordeste, e conta com programação cultural variada e gratuita na baía mais famosa do Rio Grande do Norte.

Baía Formosa, terra do campeão olímpico de surfe Italo Ferreira, preserva a tranquilidade de uma vila de pescadores e exibe cenários paradisíacos. O objetivo do FINC, que há anos é realizado na cidade, é valorizar e destacar as produções audiovisuais realizadas no Rio Grande do Norte e região.

Ao todo 78 filmes de curta e média-metragem serão distribuídos em três categorias competitivas: Curtas de 1 minuto: “Meu primeiro filme”; “Pérolas do RN” e a “Mostra Potiguar”. Além disso, o público vai poder conferir filmes estrangeiros, apresentações musicais e artísticas nos dois dias de festival.

Uma das novidades é a mudança no local de exibição de filmes. Esse ano, o Festival vai ser realizado no Arteco Camp, espaço instalado na Fazenda Estrela em Baía Formosa. Criado em 2019, o local tem se tornado referência quando o assunto é sustentabilidade e artes integradas. O espaço montado entre os coqueirais da região e com estrutura ecológica vai contar com espaço de exibição de filmes e apresentações artísticas dos moradores e convidados.

O ambiente conta com espaço de camping para quem quiser se instalar durante o festival, motorhomes equipados com cama, armários, ar-condicionado, além de barracas de lona de algodão impermeável para quem quiser aproveitar as sessões de cinema, em meio a natureza.

Criado em 2010, o Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa chega a sua 14ª edição, com foco também no social. Cerca de 20 jovens da rede pública de ensino vão participar do evento como voluntários do FINC, atuando na organização, cerimonial, logística e apoio técnico do evento.

Além disso, as crianças da comunidade também irão participar no dia 2 de dezembro do segundo concurso de pipas do festival. A iniciativa, promovida por professores da cidade, orienta sobre a importância do meio ambiente e proporciona o momento de lazer em meio a natureza. A atividade vai contar com mais de 30 competidores.

O Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa é um evento gratuito e aberto ao público. Tem realização da GREMI Film, com apoio da Prefeitura Municipal de Baía Formosa, Projeto Eco Estrela e Dragmor Brasil.

Confira a programação completa do evento:

14º Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa
Local: Espaço Arteco Camp – Fazenda Estrela, Baía Formosa (RN)

Sexta-feira, dia 1º

18h15 – Apresentação musical: Orquestra de flauta “Doce som”, de Baia Formosa/RN
18h30 – Exibição do Filme “Retrospectiva FINC 14 ANOS”
18h45 – Abertura oficial do 14º FINC – Festival Internacional de Cinema de Baia Formosa
19h – Exibição do Vídeo oficial do ArtecoCamp
19h30 – Exibição do Filme “Casa do Doido Alexandre” do diretor Geraldo Cavalcanti
20h – Apresentação musical: Banda da Escola de Música de Baía Formosa/RN
20h15 – Mostra Pérolas do RN
20h30 – Mostra Curtas de 1 Minuto – Meu primeiro filme
21h – Mostra Curtas Potiguares
22h – Encerramento

Sábado, dia 2

15h30 – II Concurso de Pipas do FINC
17h – Premiação II Concurso de Pipas
18h30- Apresentação musical: Thiago do Sax
19h – Mostra de filmes de Nova York
19h30 – Exibição do Filme “Arteco Estrela: Welcome to paradise”
20h – Mostra Pérolas do RN
20h15 – Mostra Curtas de 1 Minuto – Meu primeiro filme
20h50 – Mostra Curtas Potiguares
21h50 – Apresentação cultural – Thiago do Sax
22h05 – Homenagem aos Voluntários
22h – Troféu Homenageado FINC 2023
22h30 – Premiação dos vencedores – 14ª FINC
23h – Encerramento: Show Musical com o cantor Rodrigo Lacaz

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.