BUSCAR
BUSCAR
Reconhecimento
Filme brasileiro ‘Cantareira’ é premiado em Cannes
Curta sobre a Serra da Cantareira recebeu o terceiro lugar na Mostra Cinéfondation, focada em produções dirigidas por estudantes
Quem
16/07/2021 | 09:29

O cinema brasileiro foi premiado durante o Festival de Cannes durante a Mostra Cinéfondation. O curta Cantareira, dirigido por Rodrigo Ribeyro, levou o terceiro lugar da premiação, que homenageia produções de diretores ainda estudantes. O filme dividiu o prêmio com o curta romeno Love Stories on the Move de Carina-Gabriela Dasoveanu.

“Primeiro, parabenizo equipe e elenco pelo feito. Só a coletividade torna isso possível. Fico muito feliz com esse terceiro lugar na Cinéfondation aqui em Cannes. A representatividade desse prêmio é o que mais importa, principalmente em se tratando de uma competição entre filmes majoritariamente europeus ou oriundos de outros países desenvolvidos. Nosso filme, feito dentro de toda sua simples produção, fica de igual pra igual através do coração que colocamos no que fazemos. Conheci colegas cineastas aqui que contaram com fundos estudantis para realizarem seus projetos, com apoios consideráveis para aspirarem realizações mais ambiciosas. O que faríamos com apoio? Por isso, entendo o valor desse prêmio e o compartilho com todos os brasileiros que vislumbram no cinema uma forma de viver, de transformar e de estar no mundo.” agradeceu o diretor.

O curta aborda a região da Serra da Cantareira, em São Paulo, na visão de um neto e um avô ligados ao local, e foi produzido como trabalho de conclusão de curso da Academia Internacional de Cinema de São Paulo.

O diretor se baseou em sua vivência para criar o roteiro. “Eu cresci na Cantareira, nesse lugar tranquilo, onde o tempo corre (ou corria) numa outra velocidade e onde o som colabora (ou colaborava) para um estado muito mais sereno. Mudar para o centro de São Paulo, fazer amizade com os trabalhadores da região e perceber todas essas diferenças foi a faísca”, afirmou Rodrigo.

FICHA TÉCNICA

ELENCO
Bento – Emiliano Favacho
Sylvio – Almir Guilhermino
Leo – Guilherme Dourado
Maria (Fogueira) – Margot Varella
Senhor da Cachoeira – Gelson dos Santos

EQUIPE
Roteiro, Direção, Montagem e Desenho de Som – Rodrigo Ribeyro
Assistente de Direção – Eva Moreira
Direção de Fotografia, Cor e Assistência de Montagem – Dani Drumond
Assistente de Fotografia e Figuração – Shay Peled
Drone – Paulo Chou
Cleaning – Eduardo Nascimento
Direção de Produção – Isis Ramos
Assistente de Produção, Casting e Figuração – Wagner Vieira
Assistente de Produção – Juliana Santos
Som Direto – Uirá Ozzetti
Mixagem de Som – Ricardo Zollner
Direção de Arte – Gabriela Taiara
Assistente de Arte e Maquiagem – Madu Medeiros
Assistente de Arte e Maquiagem – Jé Bertoni
Produção Executiva e Apoio – Sylmara Ribeiro
Marceneiro e Motorista – Eduardo Oklinhos
Segurança – Luiz Cláudio
Tradução Inglês – Flavia Ribeiro
Legendas e DCP – Onda Finalização

Realização – AIC, Cachorro Sensível Filmes e Tipiti Filmes.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.