A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) concedeu a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore, mais alta honraria destinada a personalidades que se destacam pelo empreendedorismo e contribuições para o desenvolvimento da indústria potiguar, a empresários e apoiadores do setor no RN. A cerimônia realizada na última sexta-feira 6, no Olimpo Recepções, reuniu diretores e gestores do Sistema FIERN, além de representantes do governo e do setor produtivo.
Foram agraciados, os empresários Francisco Vilmar Pereira, José Garcia da Nóbrega, Edilson Trindade, Helane Cruz, Marize Tavares e Everton Tavares. Vilmar não pôde comparecer a solenidade devido a compromisso anteriormente agendado. Na ocasião, também foi entregue a Medalha da Ordem do Mérito Industrial, mais alta comenda concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), ao empresário e vice-presidente da CNI, Amaro Sales de Araújo.
Em discurso, o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, parabenizou os homenageados, que atuaram efetivamente para o desenvolvimento econômico e industrial do RN. “Para todas as homenageadas e todos os homenageados, meu veemente reconhecimento, acompanhado de aplausos diante da vida dedicada ao empreendedorismo que cada um, em diferentes segmentos industriais, vive”, disse.
O industrial José Garcia da Nóbrega, que discursou em nome dos demais homenageados, destacou em sua fala a atuação dos empresários em prol da indústria potiguar, como também falou sobre sua trajetória e agradeceu aos presentes e à sua família pelo apoio ao longo dos anos. “A FIERN, em sua história, sempre teve o protagonismo de participar e discutir os principais problemas do nosso estado, visando o desenvolvimento”, disse.
“Antes de mais nada, gostaria de agradecer a Deus pelo privilégio de estar aqui vivendo este momento único e especial. Me sinto mais honrado ainda por ter sido escolhido para falar em nome de meus colegas ora homenageados a quem estendo este orgulho de aqui estar”, frisou Nóbrega.
Agraciado com a Ordem do Mérito Industrial da CNI, Amaro Sales ressaltou o trabalho dos industriais potiguares, a quem chamou de “heróis da resistência”, além de destacar a atuação do presidente Roberto Serquiz à frente da Federação. Ele disse que o mundo vive uma nova fase, marcada pela neoindustrialização e que “não podemos perder as esperanças”.
Homenageados. Francisco Vilmar Pereira é o 1º vice-presidente da FIERN, empresário nos ramos petrolífero, de gás natural e imobiliário, é diretor-presidente das empresas Vipetro, Petroforte Factoring e Petroimóveis. O empresário não pôde atender ao evento por compromisso familiar previamente agendado.
José Garcia da Nóbrega é diretor 1º tesoureiro da FIERN. Em 2013, foi eleito, pela primeira vez, presidente do Sindicato da Indústria de Beneficiamento de Fibras Vegetais e do Descaroçamento de Algodão do Rio Grande do Norte (SINDFIBRAS-RN). “Nós estamos diante da data magna da Federação. É motivo de reconhecimento e congraçamento junto aos demais colegas. É muito significativo porque conseguimos reunir praticamente todo o time de associados”, disse.
Edilson Trindade é um dos vice-presidentes da FIERN, delegado do SINDLEITE-RN e proprietário da Clan. “Eu recebo essa homenagem com muita alegria e fico muito feliz. A FIERN tem se destacado na busca pelo crescimento da indústria do RN”, ressaltou.
Helane Cruz é presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Rio Grande do Norte (SIFT-RN), eleita em 2022. Hoje, é responsável pelo setor de Recursos Humanos da Vicunha Têxtil. “Eu recebo essa homenagem com gratidão. É um ano diferente na Federação em que a Meritocracia impulsionou os nossos trabalhos”, disse.
Marize Duarte Tavares de Araújo Paula é assessora Jurídica e Administrativa da Indústria de Plásticos Andrea Ltda. (IPLAN). Ocupa cargos em instituições representativas do setor, sendo vice-presidente do Sindicato Indústrias de Material e Laminados Plásticos do Rio Grande do Norte (SINDIPLAST-RN). “É um sentimento de muita alegria. Isso é muito importante para os pequenos empresários”, destacou
Ana Cristina Araújo atua há mais de três décadas na indústria de sorvetes à frente da Caicó Picolés e Sorvetes, uma das empresas associadas ao Sindicato da Indústria de Sorvetes, Congelados e Derivados do Estado do Rio Grande do Norte (SINDISORVETE-RN). “Estou muito feliz e fico muito lisonjeada. O RN precisa desse tipo de evento que faz com que os empresários potiguares se empenhem mais”, comentou.
Everton Padilha é fundador da Oceano Pesca e, há décadas, atua na pesca industrial no Rio Grande do Norte. Atualmente, a empresa conta com 100 funcionários diretos e 50 indiretos. “Recebo essa homenagem com enorme satisfação. O principal é mostrar que estamos no caminho certo, tanto empreender e manter o nosso setor forte”, destacou.
Sindicatos da Indústria potiguar são agraciados com o Mérito Sindical
Ao destacar a entrega do Mérito Sindical, o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, afirmou que o Programa de Meritocracia Sindical é estratégico para a indústria do Rio Grande do Norte. Ele ressaltou também que o programa atinge seus objetivos, ao incentivar os Sindicatos filiados à FIERN a ampliar suas bases sindicais e atuar no desenvolvimento da indústria potiguar. O presidente da Federação entregou, também na última sexta 6, a homenagem Mérito Sindical aos seis sindicatos melhor posicionados no ranking do programa.
Durante a solenidade, receberam o Mérito Sindical os presidentes do SINDIPAN-RN, Ivanaldo Maia; do SINDUSCON Mossoró, Pedro Escóssia; do SINDICER, Carlos Vinicius Aragão; do SINDRECICLA, Etelvino Patrício; do SIMETAL, a vice-presidente Tercina Suassuna, e do SINDUSCON-RN, o vice-presidente, Carlos Henrique de Oliveira Dantas.
“O projeto de Meritocracia é estratégico e, por isso, foi planejado e começou a ser desenvolvido pela atual gestão da FIERN. Assim, teve êxito neste primeiro ano de gestão e, nesta noite, homenageia os Sindicatos ao dar visibilidade e destacar a importância do projeto na ampliação da base sindical, com a chegada de novas indústrias ao Sistema FIERN”, afirmou Roberto Serquiz.