BUSCAR
BUSCAR
Premiação

Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa reconhece os melhores curtas potiguares

FINC finalizou a programação neste sábado 4 e premiou os melhores curtas potiguares; prêmio da categoria "Na onda do ouro" é uma viagem para a Polônia
Nathallya Macedo
05/12/2021 | 08:56

O Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa (FINC) foi encerrado na noite deste sábado 4 e premiou os melhores curtas potiguares em três categorias. O evento gratuito e aberto para todos os públicos começou na sexta-feira 3 e aconteceu na praça Carlota Elisa.

Sob a temática “Na onda do ouro”, dez finalistas disputaram o maior prêmio do FINC: uma viagem com tudo pago para Cracóvia, na Polônia, para participar de uma programação voltada ao cinema e turismo. Na cidade europeia, o ganhador e os outros nove finalistas terão os trabalhos exibidos no Festival de Cinema Off Camera, durante a mostra especial de cinema brasileiro.

Festival internacional de cinema de baía formosa reconhece os melhores curtas potiguares
Evento teve adesão da população. Foto: José Aldenir/Agora RN

Os participantes da categoria principal gravaram curtas de 1 minuto e exploraram a vivência da terra que hoje é considerada o berço do surfe. A competição foi acirrada e o vídeo escolhido para primeiro lugar foi “O berço dos campeões”.

“Que sensação incrível! Estou muito feliz, são muitos filmes de qualidade. O nosso fala de esperança e sonhos, porque acreditamos muito nos jovens de Baía Formosa”, disse o vencedor Thiago Canuto ao receber o troféu ao lado do parceiro de produção, Matheus Lustosa. O curta traz uma visão otimista e confiante sobre os surfistas locais.

Em segundo lugar, ficou o curta “Levi” – produzido pela equipe do projeto Swell Surf, que leva esporte e práticas ecológicas para as crianças da cidade. Em terceiro, o curta “Esforço”.

Na categoria “Mostra Potiguar”, foram inscritos curtas produzidos no RN de até 15 minutos, com temática livre. O vencedor foi o curta “Mar de Narciso”, que relata a rotina de um garoto que surfa desde os 2 anos de idade. Já na categoria “Pérolas do RN”, as produções enalteceram as belezas naturais do estado. O premiado foi o curta “Brincantes”.

A noite também contou com mais homenagens a Italo Ferreira, filho de Baía Formosa e primeiro campeão olímpico de surfe. O pai do atleta, Luiz Ferreira, marcou presença no evento e foi bastante aplaudido pelos conterrâneos.

A governadora do Estado, Fátima Bezerra (PT), prestigiou o festival e confirmou que a escultura em homenagem a Italo será inaugurada no dia 15 de janeiro. A gestora estadual também destacou a importância do FINC.

“Vocês não sabem a alegria que eu tenho de chegar aqui e ver a participação da população. Parabenizo os organizadores pela qualidade do trabalho que é desenvolvido. Esse é um festival muito importante, justamente pelo caráter de formação que ele traz, formação de público, de plateia, o incentivo ao audiovisual através das premiações que são muito importantes e o quanto atividades como essa agregam para fortalecer o turismo. O turismo, inegavelmente, é uma das principais atividades que trazem emprego e distribuição de renda para o nosso povo”, disse. “Um país que não cuida da cultura não vai ter presente nem futuro”, pontuou.

A noite teve ainda uma homenagem aos jovens voluntários que participaram do festival, a maioria alunos de escolas públicas. Eles produziram e fizeram a orientação do público durante as duas noites de evento, sob a coordenação do comunicador Lamonier Araújo.

Neste ano, o FINC volta a ser realizado de forma presencial nos dias 3 e 4 de dezembro. Com programação gratuita, retornou para a forma original, após uma versão virtual em 2020. Os protocolos de segurança foram observados para evitar a proliferação da Covid-19. Além do apoio da Setur RN e da Emprotur, o evento tem realização da GREMI Film, com patrocínio da Cabo Telecom por meio da Lei Câmara Cascudo; Governo do Estado, Fundação José Augusto e Dragmor Brasil. O festival conta também com apoio da Prefeitura Municipal de Baía Formosa, Projeto Eco Estrela, Associação dos Empresários de Baía Formosa, Sterbom, Marazul e Michelle Tour.

Festival internacional de cinema de baía formosa reconhece os melhores curtas potiguares
Jovens voluntários foram homengeados. Foto: Agora RN

NOTÍCIAS RELACIONADAS