O Festival de Literatura e Cinema José Bezerra Gomes, em Currais Novos, mobiliza a cidade a partir desta quarta-feira 8 até o dia 14 de março. O evento foi criado para homenagear o autor curraisnovense, que completaria 112 anos no próximo dia 9. O festival acontecerá de forma gratuita e aberta ao público no Teatro Municipal Ubirajara Galvão, e terá extensão de atividades na Casa de Cultura Popular de Currais Novos, no Casarão de Poesia e nas escolas e praças do município.
Homenageado, José Bezerra Gomes escreveu livros considerados clássicos da literatura norte-rio-grandense, entre eles “Por Que Não se Casa, Doutor?”; “A Porta e o Vento” e “Antologia Poética”. A programação do festival contará com oficina de cinema e poesia, sarau de aniversário, contações de histórias, mostra de curtas, exibição do filme “Sertão Bruto”, shows de música, lançamento de nova edição do livro “Por que não se casa, Doutor?” e da revista em quadrinhos “Os Brutos”.
Para a sua realização, o festival recebeu apoio prestado pela Justiça potiguar, por meio do projeto “Devolver para Reparar”, com a destinação de R$ 15 mil pela 1ª Vara da Comarca de Currais Novos, por meio de edital de penas pecuniárias. Com roteiro e direção de Lourival Andrade, o filme “Sertão Bruto” foi financiado com os recursos das penas pecuniárias. A obra cinematográfica é baseada no livro “Os Brutos”, publicado em 1938 e de autoria do homenageado pelo festival, o escritor regionalista José Bezerra Gomes (1911-1982), nascido em Currais Novos.
A programação contará, ainda, com shows de artistas locais de diferentes gêneros musicais, além de atividades culturais de incentivo à leitura em escolas de Currais Novos e que se ampliarão para os municípios de Cerro Corá e Lagoa Nova. Confira:
Programação:
8 de março
- 14h – Oficina de cinema e poesia Artista: Adélia Danielli Local: Casa de Cultura Popular
- 14h – Casarão Itinerante Artista: Grupo Casarão de Poesia e Palhaço Mingau Local: Escola Municipal Justino Dantas (Distrito da Cruz)
- 19h – Mostra de audiovisual potiguar e bate-papo com o cineasta Buca Dantas Local: Casa de Cultura Popular
9 de março
- 14h – Oficina de cinema e poesia Artista: Adélia Danielli Local: Casa de Cultura Popular
- 14h – Casarão Itinerante Artistas: Grupo Casarão de Poesia e Palhaço Mingau Local: Unidade Escolar 28º (Comunidade dos Negros do Riacho)
10 de março
- Local: Teatro Ubirajara Galvão
- 19h – Apresentação de Acolhimento da Banda Marcial da Polícia Mirim de Currais Novos 19h15 – Abertura oficial do evento 19h30 – Apresentação cultural do Grupo Sostô
- 20h – Lançamento do Filme “Sertão Bruto” (Trapiá Filmes)
- 20h30 – Roda de Conversa “Revisitando José Bezerra Gomes”
- Lourival Andrade (Roteirista e Diretor) Abimael Silva (Editor) Alexandre Muniz (Ator) Bruno César (Roteirista) Istelo Almeida (Ilustrador) Mediação: Grupo Casarão de Poesia (Luma Carvalho e Wescley Gama)
- 21h20 – Lançamento do livro “Por que não se casa, Doutor?”, de José Bezerra Gomes (Edição do Sebo Vermelho)
- Lançamento da Revista em Quadrinhos “Brutos”, baseada na obra “Os Brutos”, de José Bezerra Gomes (Roteiro de Bruno César e Ilustrações de Istelo Almeida)
Café Regional
- Feira de Livros: Sebo Encanto do Cordel, Sebo Vermelho e Sebo Letra N’Ativa
11 de março
- Local: Praça Tetê Salustino, às 19h
- Wescley Gama e Gildo Cruz
- Manoel Benedito
- Batalha do Gueto
- Banda Ritornellos
13 e 14 de março
- Casarão Itinerante – Lançamento do filme Sertão Bruto e atividades de incentivo à leitura
- Locais: Cerro Corá e Lagoa Nova
- Artistas: Grupo Casarão de Poesia e Palhaço Mingau