Finalmente, a governadora Fátima Bezerra (PT) começou a utilizar a amizade com o presidente Lula (PT) e a cúpula petista em prol do Rio Grande do Norte. Fátima espera ajuda do Governo Federal representada em recursos para investimentos no Estado, para sair da desconfortável posição de segunda maior reprovação entre os governadores do País, de acordo com resultado de pesquisa publicada pela AtlasIntel Brasil.
Nesta semana, o governo estadual fechou um empréstimo de R$ 427 milhões com aval da União. Segundo a governadora, o recurso será destinado à melhoria da malha viária potiguar. O Governo do Estado espera lançar os primeiros editais de licitação nos próximos dias. A liberação do dinheiro, detalha a governadora, será feita a partir do avanço na execução das obras.
Com 44% de reprovação, Fátima está à frente apenas da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), que tem 49%. Também chama atenção nos dados publicados pela AtlasIntel o fato de, apesar da reprovação, a governadora Fátima Bezerra aparecer como a 17ª melhor avaliada.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), lidera o ranking nacional. O governador Rafael Fonteles, do PT do Piauí, foi o melhor avaliado na região Nordeste.
OPERAÇÃO VERÃO NATAL
Em Natal, 385 kits de identificação para os ambulantes de Ponta Negra já foram entregues pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) até o momento. O prazo para retirada dos kits termina hoje. A partir de sábado 13, não será mais permitido o trabalho de ambulantes na Praia de Ponta Negra sem o uso do colete, crachá e autorização de uso, emitidos pela Prefeitura. As equipes de fiscalização já estão em atuação na Operação Verão de forma educativa. O trabalho será estendido para as demais praias da capital durante este ano.
“ORÇAMENTO SECRETO”
O “orçamento secreto” veio para ficar. O pagamento de emendas parlamentares sem transparência continuará em 2024 por decisão do Congresso, em valores que somam quase R$ 25 bilhões. No Orçamento deste ano, a falta de transparência se dá em duas frentes: nas emendas de comissão e nas transferências especiais, as “emendas Pix”, que juntas representam quase a metade do total de emendas parlamentares.
AS PADARIAS DE LU ALCKMIN
Não é só a primeira-dama Janja que tem holofotes. A segunda-dama, Lu Alckmin, também entra em cena, atuando na expansão do projeto Padaria Artesanal em 2024 para outros estados brasileiros. O projeto, idealizado por ela enquanto primeira-dama de São Paulo, trabalhava inclusão por meio da capacitação de pessoas na área da panificação, sendo realizado em parceria com a Arquidiocese de Brasília, entidades do Sistema S e empresários.
ELEIÇÕES
Por falar em eleições, deixo aqui um lembrete bem importante para os desavisados. Desde o dia 1º de janeiro, pesquisa eleitoral só pode ser divulgada mediante registro na Justiça Eleitoral. E aos institutos de “fundo de quintal”, aqueles que costumam “organizar” os números, fica a dica: a fiscalização será bem rígida este ano, já avisou o TRE.