A governadora Fátima Bezerra (PT) iniciou, nesta quarta-feira 4, sua agenda oficial na Dinamarca com visitas técnicas a instalações estratégicas para energia eólica offshore. A comitiva potiguar, que está no país desde segunda 2, conheceu o Porto de Aalborg – principal hub industrial europeu do setor – e a fábrica da Vestas, líder mundial em turbinas eólicas.
No Porto de Aalborg, a governadora destacou o potencial do local como modelo para o RN. “Esta infraestrutura se transformou num verdadeiro hub industrial voltado especialmente à indústria offshore. É um exemplo a ser seguido”, afirmou. O terminal possui 2,8 milhões de metros quadrados de área para armazenamento e fabricação de componentes como pás eólicas e subestações.

A agenda incluiu ainda visita à Semco Maritime, empresa especializada em subestações offshore de até 3,8 mil toneladas. “Estamos mostrando que o RN tem condições de se tornar referência na transição energética”, disse Fátima. A missão busca parcerias para o projeto Porto-Indústria Verde, que pretende desenvolver no estado uma cadeia produtiva para energia eólica marítima.
Em 2021, uma missão similar resultou em acordos com empresas dinamarquesas European Energy, para projetos de hidrogênio verde e energia solar; Vestas, para implantação do maior centro de serviços da América Latina em Parnamirim; e Copenhagen Infrastructure Partners, para projeto Alísios Potiguares para energia offshore.
O centro da Vestas no RN, em operação desde 2022, emprega 600 pessoas e serve como hub logístico para toda a América Latina. “Essa parceria consolida nosso estado na vanguarda da energia eólica”, destacou o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hugo Fonseca, que integra a comitiva.
A agenda na Dinamarca segue até sexta-feira 6, com visitas a centros de pesquisa e reuniões para atrair novos investimentos. O RN possui o maior potencial eólico do Brasil, com ventos constantes e costa privilegiada para projetos offshore.