BUSCAR
BUSCAR
Dinâmica
Faculdade promove conscientização do uso do dinheiro público em escolas
Através de dinâmicas e atividades lúdicas, temas como impostos e fiscalização financeira no Brasil são apresentados aos alunos
Redação
11/05/2017 | 15:56

Através de dinâmicas e atividades lúdicas, temas como impostos e fiscalização financeira no Brasil são apresentados aos alunos de escolas públicas. A iniciativa faz parte do projeto Tributação e Cidadania do curso de Direito da faculdade Estácio Romualdo, que tem como proposta disseminar a conscientização a respeito do uso do dinheiro público.

A primeira palestra do ano, realizada pelos estudantes de Direito, ocorreu nesta última segunda-feira (9) na Escola Estadual Vigário Bartolomeu, no bairro de Lagoa Nova. Porém, dentro da programação semestral, está prevista outra atividade no próximo dia 23 ainda na E. E. Vigário Bartolomeu. Outras duas escolas receberão as oficinas até junho.

O projeto abrange o público infanto-juvenil, entre 10 e 17 anos, mas também pode ser direcionado aos estudantes universitários. Com base em informações da Receita Federal, são discutidos quatro pontos principais sobre a tributação brasileira: educação fiscal no contexto social; Estado versus Sociedade; a função social dos tributos; e a gestão democrática dos recursos públicos.

De acordo com Lídio Gurgel, professor do curso de Direito da Estácio Romualdo, que foi capacitado pela Receita Federal para esta atividade, o objetivo é colaborar para o exercício da cidadania da juventude a partir do conhecimento das regras e usos do dinheiro público.

“Nosso projeto trabalha de maneira multidisciplinar e traz discussões da sociedade para dentro da sala de aula. Diante de tantas notícias sobre corrupção e má gestão pública, é importante às crianças e adolescentes terem conscientização sobre seus direitos e deveres e, assim, assumirem o papel de agentes de transformação desta sociedade”, enfatiza o professor.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.