BUSCAR
BUSCAR
Saúde
Estado lançará novo edital para hospital de campanha na Arena
No último sábado (4), o governo fechou com o Ministério Público (Estadual e Federal) um acordo para fazer mudanças no edital
Redação
08/04/2020 | 05:00

O Governo do Rio Grande do Norte informou nesta terça-feira (7) que apenas uma organização apresentou proposta na chamada pública lançada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) para montagem e gestão de um hospital de campanha para atender pacientes com a Covid-19, causada pelo novo coronavírus.

A empresa, contudo, não atendeu às regras do edital e foi desclassificada. “Houve dificuldades (por parte da empresa) para ofertar os serviços, principalmente o equipamento mais crítico, os respiradores. Então vamos remodelar, inclusive em relação a mão de obra médica, e relançar o edital”, disse o secretário Cipriano Maia, anunciando que um novo edital será lançado, com ajustes.

No último sábado (4), o governo fechou com o Ministério Público (Estadual e Federal) um acordo para fazer mudanças no edital. Segundo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o Estado se comprometeu a ampliar a concorrência da licitação, permitindo também que empresas do segmento hospitalar e de saúde em geral pudessem concorrer. Antes, o edital era restrito a organizações sociais e instituições filantrópicas.

No primeiro edital, o governo previa abrir no hospital de campanha 100 leitos, sendo 53 de UTI. O hospital seria montado na Arena das Dunas, ao custo de R$ 37,1 milhões e durante seis meses. A Sesap disse que optou por fazer uma chamada pública por não ter mão-de-obra e equipamentos necessários para instalar os leitos.

Isolamento

Também nesta terça-feira, em coletiva, o secretário Cipriano Maia voltou a defender o isolamento social como estratégia para conter o avanço do novo coronavírus. O titular da Sesap disse que cerca de 15% das pessoas que contraírem a Covid-19 serão casos graves e 5% devem evoluir para óbito, segundo as projeções calculadas até agora.

“As pessoas precisam despertar para a realidade do quadro. Evitar qualquer tipo de contato, de aproximação, de cumprimentos e manter o distanciamento é a regra básica que o mundo tem seguido”, afirmou o secretário de Saúde do RN.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.