BUSCAR
BUSCAR
Artigo
Erivan Ferreira Borges: Quando todos lhe faltarem, ele estará ali
Erivan Ferreira Borges
24/04/2020 | 00:50

Ouvi, mas desconheço o autoria, que “a adversidade gera persistência, e a persistência gera habilidade”. Uma máxima educativa, inspiradora, digna de uma palestra de auto-ajuda para muitos, mas, saibam todos, uma realidade diária na vida de um profissional da contabilidade.

Nós, contadores e técnicos em contabilidade, temos o dever de conhecer esse conceito, essa caraterística peculiar das pessoas que são consideradas persistentes, que mantêm sua essência mesmo diante de dificuldades. Por isso, não esqueçam: no campo profissional, quando todos falharem, estaremos aqui.

Todos sabem que o profissional da contabilidade cuida dos seus registros, obrigações, seus diretos, do seu patrimônio. É ele que te passa (e para você passa a ser intuitivo) a segurança necessária sobre questões societárias, tributárias, trabalhistas.

Como tradutor dessas conhecidas necessidades diárias, muitas vezes é o primeiro a receber o efeito negativo de uma ou outra insatisfação, principalmente quando essas decisões elevam tributos, encargos, outras obrigações acessórias. Mesmo assim, está sempre ali, resiliente, ciente das suas obrigações. Não lhes falta.

Mas essa é apenas uma resposta intuitiva, que não leva em conta toda a essencialidade desse profissional. Somos, por essa dimensão, resolutores de conflitos, pilares da economia, elementos subjacentes á formação e continuidade de todo e qualquer negócio.

E isso tem um valor intangível significativo, principalmente quando o mundo não sabe para onde ir. Se o mundo não sabe para onde ir, nós sabemos. Por isso, mantemos o ritmo, o protocolo, o apoio, de maneira que não lhe falte a ciência de como e por que deverá decidir.

Sim, somos nós, profissionais da contabilidade, que mantemos a resiliência necessária para ajudar o empresário nessas decisões, mas também dotar o Estado de informações que lhe permitam cumprir as funções determinadas pela Constituição Federal. Um terceiro isento que muitas vezes não é lembrando. Mas somos resilientes, e quando todos faltam, estamos sempre a disposição.

Por isso, é importante destacar que o dia 25 de abril não é apenas o dia do profissional da contabilidade, mas do profissional herói da contabilidade, que, contra todas as dificuldades, assume a linha de frente da batalha, apenas com suas armas, sem quaisquer outros subsídios, ou apoios.

Então, o que nos conforta? O respeito ao dever! E isso faz de cada um de nós um herói, com significado verdadeiro, não utópico ou mitológico. Heróis não fogem à luta. Quando tudo parecer perdido, ele está á sua disposição.

O momento é de incerteza, mas saiba que o seu profissional da contabilidade estará sempre ao seu lado.

Quando todos lhe faltarem, ele estará ali.

Parabéns aos mais de 7.500 profissionais (e empresas) atuantes no RN!

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.