BUSCAR
BUSCAR
Análise
Economia do RN caminha para crescer mais do que a do Brasil, avalia Aldemir Freire
Redação
16/12/2023 | 05:00

O Rio Grande do Norte apresenta um panorama econômico promissor até outubro de 2023, com indicadores que refletem um crescimento significativo em diversos setores. Na avaliação do economia Aldemir Freire, eles devem puxar o Estado a um crescimento cujos índices devem superar a média brasileira.

De acordo com Aldemir, que atualmente é diretor de Planejamento do Banco do Nordeste, de janeiro a outubro de 2023 a indústria teve aumento de 13,6% na atividade, seguida pelos setores de serviços (5,4%) e comércio (0,9%). No segmento agropecuário, dois destaques merecem atenção: o processamento de leite apresentou um crescimento de 23,02%, enquanto a produção de ovos de galinha registrou incremento de 7,35%.

Os serviços também desempenharam um papel crucial, com um crescimento de 5,4%. O setor, que abrange uma gama diversificada de atividades, desde turismo, uma das mais importantes atividades econômicas do Rio Grande do Norte, até tecnologia da informação. O comércio, embora com um aumento mais moderado de 0,9%, também contribui para o cenário econômico positivo.

A reta final do ano também pode ser considerada crucial para o crescimento no setor do comércio. As vendas de Natal de 2023 devem movimentar R$ 68,9 bilhões no varejo brasileiro, um aumento de 5,6% em relação ao ano anterior, descontada a inflação. Em Natal ainda não há uma previsão de valor, mas espera-se que haja um movimento maior no comércio em relação às outras épocas do ano.

Segundo o diretor do Banco do Nordeste, os indicadores positivos até outubro de 2023 posicionam a economia do RN em rota de crescimento, sugerindo que o estado pode superar a média nacional. Economista pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), o potiguar Aldemir Freire é ex-secretário de Planejamento e Finanças do Governo do Rio Grande do Norte, e tomou posse em maio como diretor de Planejamento do Banco do Nordeste.

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.