BUSCAR
BUSCAR
Checagem
É #FAKE que vídeo mostre lobisomem morto em cidade no Brasil
O vídeo não mostra um lobisomem - figura do folclore popular - que acabou de ser morto no Brasil.
O Globo
11/06/2021 | 14:34

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma criatura que lembra a figura lendária de um lobisomem toda ensanguentada. Legendas e áudios diversos que acompanham as imagens citam cidades pelo Brasil e afirmam que o bicho foi morto na localidade. É #FAKE.

O vídeo não mostra um lobisomem – figura do folclore popular – que acabou de ser morto no Brasil. Na verdade, a imagem mostra uma escultura (ou um molde de monstro) feita pelo artista norte-americano Joseph-Rob Cobasky, que se apresenta nas redes sociais como entusiasta dessa modalidade.

No perfil dele no Instagram há várias imagens parecidas. Sob o vídeo original, que foi copiado e que tem viralizado, há milhares de comentários. Em um deles, em reposta a um seguidor que afirma que o vídeo tem causado muito barulho no Brasil, ele afirma que tem ouvido falar a respeito. “Alguém roubou o vídeo e fez uma alegação falsa”, diz.

Os falsos relatos sobre a criatura são cheios de detalhes e encenações. “Olha aí, parece que pegaram esse bicho aí em Santana do Mato, viu? Mataram a pau. A polícia e os moradores foram lá e estão tudo assombrados. O povo de Santana do Mato não está nem saindo para fora mais”, diz um homem, em um áudio.

Ofegante, outro homem relata: “Lá na Serra da Onça, nós vimos um barulho. Quando foi, foi em cima. Aí, corremos, atiramos e ainda acertamos uns tiros”.

Um terceiro diz: “Os cachorros ainda pegaram ele. Voaram em cima dele. Mas se eu não tivesse armado, ele tinha me matado. Ó o tamanho das unhas do bicho. Olha aqui o desmantelo. Matei agora de noite aqui em Acari.”

Histórias criativas, porém totalmente fantasiosas. Nenhum lobisomem deu as caras, vivo ou morto, no Brasil, apesar de muita gente ter acreditado.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.