BUSCAR
BUSCAR
Música
“Dunas do Tempo” é novo single do projeto musical Ardu
Banda potiguar Ardu acaba de lançar música e clipe “Dunas do Tempo”, que traz importante mensagem sobre esperança em tempos cinzas
Redação
18/09/2021 | 08:45

O projeto musical Ardu, em parceria com o coletivo audiovisual Rua da Palha, lançou na quinta-feira 16 o videoclipe da música “Dunas do Tempo”. Expoente da nova safra de bandas da capital potiguar, a Ardu nasceu em 2018 para tirar da gaveta composições inéditas do músico e vocalista João Lima, que já integrou outros tantos projetos da cena local, como VZL Swami, Talude e Arduíno Contra o Bando.

Adotando o formato power trio, a banda conta ainda com Isa Graça (ex-Demonia) no contrabaixo e Vik Romero (Vikos e Talude) nos samples e sintetizadores. Em pouco tempo de existência, a Ardu já lançou um álbum – intitulado Solto ou Guia da Cidade Invisível, de 2018 -, além de vários videoclipes e também marcou presença em eventos como os festivais DoSol e MADA. Ainda fizeram apresentações pelo Nordeste, nas cidades de Recife e João Pessoa.

É com essa trajetória consistente que a Ardu vem trabalhando no próximo álbum de estúdio ao longo de 2021, sendo a música ‘’Dunas do Tempo’’ uma primeira e excelente prévia do que vem por aí. A sonoridade da banda passeia por referências que vão de Toro y Moi e Free Nationals à Jorge Ben. “Não conseguimos definir muito bem, porque temos várias influências. Uma pessoa já definiu como ‘eletronicamente tropicalista’ e nós gostamos. Não temos bateria, por exemplo, por isso é muito eletrônico. Fazemos uma MPB com esses elementos eletrônicos”, disse Isa Graça ao Agora Entrevista.

Instrumentos orgânicos, samples e sintetizadores se juntam numa espécie de chillwave tropical, com produções eletrônicas encorpadas e melodias repletas de brasilidade, enquanto as letras relatam experiências pessoais e abordam questões do cotidiano e do meio urbano.

A música ‘’Dunas do Tempo’’ está disponível nas plataformas de streaming. A canção fala sobre esperança de liberdade, plenitude e paz interior em meio aos caminhos tortuosos de desejos e vontades. “Estamos mais maduros e tem muito mais coisa de nós três. Essa música fala muito de esperança. É para não deixar a esperança morrer, e também traz uma busca pela liberdade. Para o momento que estamos vivendo, é muito legal ter essa canção agora porque as coisas estão começando a melhorar. É muito significativa”, pontuou Isa.

O videoclipe dirigido por Guesc, transformou a temática numa eletrizante jornada poética, em busca de algo que sacie todas estas ânsias. A produção conta a história de um só personagem (ARDU), que se divide em três (Isa, João e Vik) e que foge de um fogo devastador, caminhando por dunas, passando sede e fome, procurando por um oásis, até que depois de dias e noites caminhando, eles encontram a tão sonhada liberdade sob a forma da música, de seus instrumentos.

A metáfora das dunas ressalta a originalidade da trama audiovisual do grupo potiguar. Nesta cidade construída em cima de dunas, liberdade é movimento, condição indispensável para não deixar ‘’soterrar’’ desejos, memórias e até mesmo planos de futuro. Enquanto o vento e o tempo seguem transformando a paisagem ao redor, a Ardu se movimenta com criatividade e desenvoltura, fazendo da liberdade musical seu norte.

O clipe de “Dunas do Tempo” teve patrocínio da Lei Aldir Blanc no Rio Grande do Norte. Fundação José Augusto, Governo do RN. Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.