BUSCAR
BUSCAR
Ação estadual
Dr. Bernardo defende expansão da cobertura do Samu em todo o RN
Com 28 anos de experiência como médico atuando em diversas unidades de saúde, o parlamentar defende a implantação do serviço nas áreas nos demais 77 municípios desassistidos, principalmente nas áreas mais distantes dos grandes centros potiguares
Alessandra Bernardo
04/11/2021 | 08:07

Expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte, que atualmente cobre apenas 53,89% do Estado. Esse é um dos pontos apontados pelo deputado estadual Dr. Bernardo Amorim (MDB) como essencial para garantir que vidas sejam salvas, ao desafogar as ocorrências que normalmente são encaminhadas para Natal e Mossoró, diminuindo o tempo de resposta e o de resgate dos pacientes. Com 28 anos de experiência como médico atuando em diversas unidades de saúde, o parlamentar defende a implantação do serviço nas áreas nos demais 77 municípios desassistidos, principalmente nas áreas mais distantes dos grandes centros potiguares.

“Todo cidadão norte-rio-grandense tem o direito de ser atendido por uma cobertura especializada como o Samu. Vida não tem preço. Vida tem valor. Se conseguirmos salvar uma vida, já terá valido a pena nosso esforço. Vamos salvar muito mais, com novo atendimento ampliado em todos municípios, de forma adequada. Universalidade da saúde é garantir acesso de todos os cidadãos. Vou trabalhar para que 100% dos municípios do estado tenham acesso”, afirmou o deputado.

O deputado afirmou que, além de salvar vidas, a nova unidade do Samu em Patu irá gerar novos postos de trabalho importantes para profissionais da área da Saúde que atuam na região, melhorando a qualidade dos atendimentos de saúde no Médio Oeste. A equipe contará com pelo menos 10 profissionais, sendo cinco condutores e cinco técnicos trabalhando em regime de escala. Pelo acordo estabelecido, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) garantirá a ambulância de suporte básico e a manutenção do veículo, além dos insumos – equipamentos de proteção individual (EPIs), medicamentos e treinamentos. As prefeituras são responsáveis pela escala de recursos humanos (condutores e técnicos de enfermagem).

“O paciente em estado grave precisa de assistência imediata qualificada, com profissionais treinados para situações de urgência ou emergência, além da sua condução em veículo adequado. Assim, muitas vidas serão salvas na região Oeste, extremamente carente do serviço do Samu, há muitos anos. Dos 167 municípios potiguares, apenas 77 deles integram a cobertura do Samu e, em regiões como Médio e Alto Oeste, por exemplo, apenas Apodi e Pau dos Ferros estão contemplados, ou seja, uma considerável ausência para mais de 350 mil habitantes em 46 municípios”, finalizou.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.