BUSCAR
BUSCAR
Festival
DoSol Online começa nesta sexta-feira 20; confira a programação
Evento tradicional em Natal, o projeto virtual pretende levar um alento aos fãs, que podem curtir a programação na mesma data que seria o festival
Redação
20/11/2020 | 13:40

O DoSol Online começa nesta sexta-feira 20 e segue até domingo 21 no YouTube do DoSolTV com uma programação que inclui artistas potiguares, papos sobre jornalismo cultural e documentação, designer e composição, além de entrevistas com os artistas. O projeto pretende levar um alento para os fãs e habitués do Festival DoSol que podem curtir a programação na mesma data que seria o festival.

Confira os depoimentos dos organizadores do evento e a programação completa abaixo:

Anderson Foca

Sempre que me perguntam ano após ano, quais são as “novidades” do Festival DoSol a resposta é a mesma: a novidade é o Festival acontecer mais uma vez. Isso não é da boca para fora. Fazer um festival com longevidade não é mole. Recomeça-se praticamente do zero, com o capital social de fotos, vídeos e memórias afetivas dos anos anteriores e mais nada. Tem que renegociar tudo: patrocínios, orçamentos, desejos reprimidos de anos anteriores e por ai vai”, disse Anderson Foca, um dos diretores do festival.

Precisa sim ter sorte para encontrar na caminhada sempre uma alternativa para fazer a coisa acontecer. Nesse período sinistro da história da cultura não estou me permitindo lamentar que esse ano não vai ter edição física, muito menos ficar triste. Tô radiante porque a gente mais uma vez encontrou caminhos dentro de um ano tão bizarro, pra promover de novo um Festival Dosol diferente, continuar lançando artistas e promover outras ações que temos encabeçado desde o final de Maio com o Festival Dosol Sessions.

Nos viramos para dentro de casa, agindo localmente pra movimentar quem está perto, quem a gente ainda consegue ver minimamente nos olhos, dentro dessa perspectiva de isolamento que assola o mundo. Como ação cultural ficamos vivos, vendo vários dos nossos falirem, isso entristece realmente, mas também aumenta nossa responsabilidade de continuar lutando.

No final de semana, sexta, sábado e domingo tem Dosol Online. Dentro do nosso querido e amado canal do youtube que sempre foi um dos nossos xodós e existe (pasmem) desde 2008. Fico até achando que tudo isso é um prêmio à nossa dedicação em se comunicar com os fãs de música desde sempre. Caprichamos no conteúdo, na fotografia, no áudio, na cenografia para fazer filmes a altura do nosso amor pelo Festival Dosol, para lembrar que ele voltará. Fizemos o melhor possível num ano que te cobra caro tudo o que você se propõe a fazer.

Quero agradecer a Unimed Natal, Deezer e Devassa, que patrocinaram ações do Dosol esse ano e vão nos deixar preparados para enfrentar os desafios pesados de 2021. Me sinto pronto, olhando para frente. *Dedico esse Dosol Online ao meu mano Manoel Fernandes Cordeiro, lutando com a garra do paraense de fé para vencer a Covid.

Ana Morena

Foca fez um texto super bonito sobre nos mantermos vivos e produtivos num ano como esse. Como é difícil fazer algo interessante e relevante em meio ao caos e a falta de proximidade. Eu particularmente estou muito cansada, mas acho que todos estamos, né?

E quando a gente tá cansado, a gente quer os amigos por perto, que ouvir a música que a gente gosta e que nos transporta pro nosso lugar seguro só em escutar. A música tem dessas coisas. Os artistas também. Eu sempre disse que artista é igual a qualquer pessoa, mas a verdade é que não é não. Artista é um catalizador de tudo que esse mundo doido nos oferece e o transforma em algo que nos pertence de imediato. O que seria de nós sem a música nesses tempos, hein?

Então, foi assim que eu me senti na gravação do DoSol Online, me senti no meu lugar seguro, na minha zona de conforto. Me senti em casa. Me senti parte de algo maior que eu nem sei o que é. E é por isso que a gente faz um projeto como esse, pra que você também se sinta em casa, pra que a gente tenha a certeza de que estamos JUNTOS. Que não há tela e cabo de fibra que nos separe, porque se não podemos nos abraçar como gostaríamos, todo mundo suado no meio de uma roda de “metedança”, a gente se encontra na música e se pertence na música. É muito poderoso isso.

Hoje, sábado e domingo eu quero fazer esse convite: vamos nos conectar, vamos pra esse lugar de conforto, nosso lugar seguro, onde a gente tem a certeza de que somos muitos e que estamos juntos. Energia move um mundo gente, acredite. Mandar toda a força e energia para o queridíssimo Manoel Cordeiro. Bora Manoel!

Programação completa

Sexta, dia 20

19h – Abertura
19h – DoSol Stories “A Documentação histórica de uma Cena” – Com: Luana Tayze, Diego Marcel e Rafael Passos (Anfitriã: Ana Morena)
20h – Show Orquestra Greiosa
21h – Discotecagem com Gabriel Souto 22h40 – Encerramento

Sábado, dia 21

16h – Abertura
16h – DoSol Stories “Jornalismo Cultural – relevância e resistência” – Com: Luciano Matos, Lúcio Ribeiro e Hugo Morais (Anfitrião: Anderson Foca)
17h – DoSol Stories “Ideologia através do designer” – Com: Caio Vitoriano, Fernanda Diniz, Filipe Anjo (Anfitriã: Ana Morena)
18h15 – Show Pedro Mendes
19h – Show CLARA
19h45 – Show Cazasuja
20h30 – Show Luísa e os Alquimistas
21h15 – Show Camarones Orquestra Guitarrística
22h – Encerramento

Domingo, dia 22

17h – Abertura
17h – DoSol Stories “A composição e seus processos” – Com Simona Talma, Chico César, Khrystal (Anfitrião: Anderson Foca)
18h – Show Aiyra
18h45 – Show Alphorria
19H30 – Show Dusouto
20h15 – Encerramento

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.