BUSCAR
BUSCAR
Obras

Dnit começa a construir desvio na BR-304 após desabamento de ponte

Superintendente regional confirma prazo de 15 dias para entrega do desvio, que vai liberar o fluxo de veículos na rodovia federal
Redação
04/04/2024 | 08:03

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit-RN) iniciou nesta quarta-feira 3, em Lajes, a construção de um desvio da BR-304, na lateral da antiga ponte que foi derrubada pela enxurrada. A expectativa é que o desvio pronto seja entregue em 15 dias, segundo o superintendente regional do Dnit, Getúlio Batista.

O trecho teve uma ponte e cerca de 300 metros – em cada sentido – destruídos após a inundação do Rio Ponta da Serra no domingo 31, devido às intensas chuvas que atingiram a região desde a semana passada.

Superintendente do Dnit no RN, Getúlio Batista dá 15 dias para concluir acesso - Foto: José Aldenir/Agora RN
Superintendente do Dnit no RN, Getúlio Batista dá 15 dias para concluir acesso - Foto: José Aldenir/Agora RN

Atualmente, por causa da interdição da BR-304 são duas rotas alternativas para acesso a Natal ou de quem sai da capital com destino às regiões Central e Oeste do RN. Uma pela BR-406 (Natal-Macau) e RN-118 (Ipanguaçu); a outra pela BR-226 (Triunfo Potiguar-Currais Novos).

Segundo Getúlio, o desvio será construído à montante do rio e a expectativa é liberar o fluxo de veículos no trecho dentro de duas semanas, para acabar com os longos percursos, de até duas horas a mais de viagem, que os motoristas estão tendo que fazer, em rotas alternativas.

Desde a noite desta quarta-feira 3, máquinas escavadeiras estão realizando o trabalho de organização e limpeza da área afetada, para a construção do desvio e, posteriormente, a recuperação do trecho danificado da BR-304.

“Já temos duas escavadeiras trabalhando na limpeza da área, não só da ponte, mas também de cerca de 300 metros de rodovia, em cada sentido, o que representa aproximadamente um quilômetro de área a ser recuperada na BR-304. E iniciamos, na manhã de hoje, a construção do desvio, que será feito à montante do rio. Ou seja, o desvio será feito na lateral da antiga ponte, do lado oposto ao rio, sem nenhum impacto ao meio ambiente, para que possibilitar o tráfego de veículos pesados, como ônibus e caminhões”, explicou.

O superintendente regional do Dnit também explicou como será o processo de construção do desvio. “Será feito o aterramento, com pedras e barro, para depois aplicarmos o asfalto”, disse, lembrando que a ponte levada pela enxurrada tinha acabado de ser restaurada pelo órgão.

MINISTRO VIRÁ AO RN

Em reunião com a governadora Fátima Bezerra (PT) em Brasília nesta quarta-feira 3, o ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que vai visitar o Rio Grande do Norte para inaugurar o desvio. “Nos próximos 15 dias, quero me preparar aqui para já anunciar o cronograma da construção emergencial da ponte, para que possamos restabelecer a BR-304 o mais rápido possível, de uma vez por todas, para o povo potiguar”, disse o ministro.

ACESSO A SANTANA DO MATOS

No caso da RN-041, que dá acesso a Santana do Matos e região da Serra de Santana, o Governo do Estado informou que está finalizando os trâmites para contratação emergencial dos serviços de recuperação, de forma a garantir o início dos serviços nesta quinta-feira 4.

“Junto ao Departamento de Estradas de Rodagens (DER), fizemos um levantamento e monitoramento para verificar os custos acerca do rompimento ocorrido na RN-041 em razão das fortes chuvas que vem ocorrendo em todo o estado”, explica Gustavo Coelho, secretário estadual da Infraestrutura.

“A coleta de custos foi para a contratação dos serviços emergenciais que já iniciam nesta quinta-feira”, finaliza.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sargento da PM desaparece após salvar filho de afogamento em Pipa
O PM conseguiu resgatar seu filho, mas foi arrastado pelas águas
22/06/2024 às 18:07
Inmet emite aviso de acumulo de chuva para 80 cidades do RN
O alerta está vigente desde as 10h deste sábado 22 até as 23h59 deste domingo 23
22/06/2024 às 16:45
São João do Povo de Macaíba agita Cajazeiras com muito forró 
A multidão se emocionou ao relembrar clássicos do forró antigo com Socorro Lima e aproveitou os sucessos atuais de Renan Miranda
22/06/2024 às 16:02
Fã potiguar entrega a Bruno e Marrone carta com mais de 500 metros e quase 5 kg
O encontro ocorreu nesta sexta-feira 21 antes do show no evento "Mossoró Cidade Junina"
22/06/2024 às 14:31
Mossoró conquista 1º lugar no prêmio Band Cidades Excelentes
Mossoró foi mais uma vez a grande vencedora do Prêmio Band Cidades Excelentes, obtendo o primeiro lugar geral e ainda a posição de município que mais evoluiu em Saúde no RN
22/06/2024 às 11:11
Empreendimento Ilhas do Caribe, com 496 apartamentos, é entregue em Parnamirim
Moradores realizam o sonho da casa própria após 14 anos de espera. Foram investidos R$ 42 milhões
22/06/2024 às 09:14
Professores se reúnem com reitor da UFRN para discutir volta ao trabalho
Calendário acadêmico passará por ajustes após 59 dias de paralisação
22/06/2024 às 08:06
CGU revela que 40 servidores da UFRN receberam valores acima do teto constitucional
A universidade informou que está colaborando com a apuração e notificou os servidores a prestar esclarecimentos
21/06/2024 às 21:01
MPRN pede execução de TAC para implementação do Complexo Cultural da Rampa
Caso está relacionado com a não criação do Museu da Rampa e da Segunda Guerra Mundial
21/06/2024 às 17:07
EALRN realiza o III Encontro dos Representantes das Escolas do Legislativo do RN
Imersão contou com a participação de quase 200 pessoas, sendo em média 150 vereadores
21/06/2024 às 16:47
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.