BUSCAR
BUSCAR
COINCITEC
Dia Nacional da Inovação é celebrado na Casa da Indústria
Durante o evento, temas como Ambientes de Inovação, Políticas Públicas, Governança e Fomento foram apresentados em painéis
Redação
21/10/2021 | 07:56

Oportunidades e desafios do Ecossistema de Inovação do RN pautaram as discussões do evento em comemoração ao Dia Nacional da Inovação, celebrado nesta terça-feira, dia 19 de outubro, na Casa da Indústria. O evento, realizado pela Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da FIERN (COINCITEC), reuniu representantes da iniciativa privada, governos, academia e parceiros.
O presidente da COINCITEC, o empresário Djalma Barbosa Cunha Júnior, ressaltou que a criação de espaços que unem atores de diversos segmentos em prol da inovação tem sido uma via para mudar a atual situação do Brasil, que ocupa o 57º lugar no ranking de inovação.

“O nosso maior desafio é integrar, fortalecer o ecossistema de inovação no estado, fazer com que as ações sejam convergentes e possamos levar a inovação para a indústria”, frisa. “Desafio também será implantar inovação nas micros e pequenas empresas, que vivenciaram grandes dificuldades com a pandemia e, agora, acreditam no retorno da economia e estão dispostos a acelerar seus processos produtivos e melhorar sua sustentabilidade”, acrescentou.

Criada há menos de um ano e ainda em fase de planejamento, observa o presidente, a COINCITEC possibilitou diversas ações para estímulo ao desenvolvimento e à formação de pessoas de empresas na área de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Djalma Barbosa, que também é diretor da FIERN e do IEL-RN, abordou ainda formas de fomento como o edital Soluções 4.0, primeiro edital de inovação lançado pelo IEL-RN, que contemplou 23 empresas e 13 investidores e o a chamada pública da CTG Brasil, com R$ 18 milhões, para projetos em Hidrogênio Verde. “Precisamos oportunizar aos empresários esses conhecimentos para estimular a inovação”, disse.

Durante o evento, temas como Ambientes de Inovação, Políticas Públicas, Governança e Fomento foram apresentados em painéis.

Rodrigo Romão, diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital e que apresentou o painel “Ambiente de Inovação”, avalia que, nos últimos dois anos, este ambiente no Rio Grande do Norte vivencia uma integração mais aparente das instituições, com maior abertura dos seus ambientes e atuação de planejamento mais colaborativo com o ecossistema. “Há uma maturidade, de fato, para colaborar com o crescimento e fortalecimento do ecossistema de inovação no Rio Grande do Norte”, disse.

O gerente de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, David Gois, lembra que este é o primeiro evento presencial desde a criação da COINCITEC, que vem acontecendo de modo remoto. “Estamos realizando o planejamento e integração de ações dos atores do ecossistema para fortalecer o que vem sendo realizado nos grupos de trabalho. Uma séria de ações desenvolvidas, provenientes no ELI – Ecossistema Local de Inovação, e que evoluiu com o COINCITEC”, afirma.

Para Irani Santos, da assessoria de Inovação da SEDEC, o ecossistema de inovação do RN está consolidado. “A harmonia e a facilidade de diálogo entre os atores da academia, governo e iniciativa privada permite a sinergia. A COINCITEC é o principal elo de integração desse ecossistema”, destaca.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.