BUSCAR
BUSCAR
Política

Apenas dois deputados do RN apoiam PEC do fim da escala 6×1 de trabalho

Proposta de Érika Hilton prevê expediente máximo de quatro dias por semana, oito horas diárias e 36 horas semanais
Redação
12/11/2024 | 05:40

Apenas dois deputados federais do Rio Grande do Norte já declararam apoio, até agora, à proposta de emenda à Constituição (PEC) que pede o fim da escala de trabalho 6×1. São eles: Fernando Mineiro e Natália Bonavides, ambos do PT. Os outros seis parlamentares da bancada potiguar ainda não se manifestaram sobre o tema.

Além de Mineiro e Natália, formam a bancada do RN os deputados: Benes Leocádio (União Brasil), João Maia (PP), General Girão (PL), Robinson Faria (PL), Sargento Gonçalves (PL) e Paulinho Freire (União Brasil) – que foi eleito prefeito de Natal e dará lugar na Câmara a Carla Dickson (União Brasil).

Apresentada pela deputada Érika Hilton (Psol-SP) em maio, a PEC ganhou adesões nos últimos dias. Ela prevê expediente máximo de quatro dias por semana, oito horas diárias e 36 horas semanais. Atualmente, a lei prevê que a duração do trabalho não pode ser superior a oito horas diárias e 44 horas semanais. Ou seja, a atual legislação não proíbe seis dias de trabalho por semana.

A proposta do fim da escala 6×1 já ganhou cerca de 1,4 milhão de assinaturas por meio de uma petição do Movimento VAT (Vila Além do Trabalho).

Para avançar no Congresso, a iniciativa precisa do apoio de 171 parlamentares. Até domingo, ao menos cem tinham endossado a ideia, de acordo com a equipe da deputada do Psol.

Érika Hilton afirma que a proposta reflete um “movimento global” de modelos de trabalho mais flexíveis para os trabalhadores. A deputada argumenta que a jornada atual tira do trabalhador o tempo de contato com a família, de cuidados com sua saúde e bem-estar e de se capacitar profissionalmente. A deputada também defende que a carga menor poderia aumentar a produtividade e deixaria o Brasil “na vanguarda das discussões sobre o futuro do trabalho”.

“Os empregados sempre buscaram reduzir o tempo de trabalho, sem ter seus salários diminuídos. Por isso, cumpre ao Congresso Nacional avançar na redução da jornada de trabalho e propor medidas para impedir que empregadores subvertam os direitos ao tempo livre remunerado conquistado pelos trabalhadores”, diz ela, na justificativa.

Deputados federais Fernando Mineiro (PT) e Natália Bonavides (PT) / Foto: Mário Agra e Vinicius Loures - Câmara
Deputados federais Fernando Mineiro (PT) e Natália Bonavides (PT) / Foto: Mário Agra e Vinicius Loures - Câmara
Novo prefeito de Nísia Floresta define educação, geração de emprego e saúde como prioridades da sua gestão
Um dos projetos que Gustavo destacou como peça-chave para a geração de emprego é a criação de um Distrito Industrial na BR-101
12/01/2025 às 14:04
Na próxima encarnação, quero o ego de um homem branco, diz presidente da Petrobras
Presidente da Petrobras desde 2024, engenheira destaca trajetória marcada por enfrentamentos e avanços na diversidade de gênero
12/01/2025 às 09:59
Eduardo Bolsonaro contesta Moraes sobre convite de Trump: “Não há razões para duvidar”
Deputado defende viagem de Jair Bolsonaro e questiona retenção de passaporte
12/01/2025 às 08:26
“Governo da Venezuela é uma ditadura e como ditadura deve ser tratado”, diz Randolfe
Líder do governo Lula no Congresso defende postura mediadora do Brasil, mas classifica regime de Maduro como autoritário
12/01/2025 às 07:26
Paulinho Freire recebe prefeito Alysson Bezerra e ex-senador José Agripino
Gestores dialogaram sobre o desenvolvimento de Natal e Mossoró e defenderam entendimentos para o avanço dos municípios
11/01/2025 às 14:32
General Girão é condenado a pagar R$ 2 milhões por incentivar atos antidemocráticos
Deputado federal também terá que excluir postagens nas redes sociais e realizar ações públicas em defesa da democracia
11/01/2025 às 10:49
Moraes manda Bolsonaro comprovar convite para posse de Trump
Ministro do Supremo argumenta que a defesa só apresentou uma mensagem enviada por e-mail ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com remetente desconhecido
11/01/2025 às 10:38
Subsídio manterá preço com melhorias no transporte, diz nova gestão da STTU
Projeto prevê equilíbrio financeiro e modernização do sistema sem repassar custos aos usuários
11/01/2025 às 05:16
Festival Pôr do Som marca o verão de Natal com música
Com mais de 11 atrações na programação, evento acontece entre os dias 29 a 1º de fevereiro, no Complexo Cultural Rampa e na Sede Cultural DoSol
11/01/2025 às 05:06
“Sou de esquerda e digo que o governo de Maduro é ditadura”, diz presidente do Chile
Gabriel Boric critica perseguições na Venezuela e reforça posição diplomática do Chile
10/01/2025 às 20:35