BUSCAR
BUSCAR
Arte
Dentro da quarentena
Provocada pelos dias de isolamento social, a artista e pesquisadora Sofia Bauchwitz criou um projeto online visual para promover a tradução de sensações em imagens
Nathallya Macedo
14/08/2020 | 00:58

Já são 5 meses de isolamento social. Durante esse período de incertezas, muitos aproveitaram para repensar relações e modos de lidar com o mundo. A vivência dentro de casa, com familiares, virou uma realidade inevitável. Assim, os processos de mudanças pessoais transformaram as experiências de todos – principalmente de quem vive para produzir arte.

Pensando neste novo ângulo, a artista visual e pesquisadora Sofia Bauchwitz desenvolveu um projeto para abrigar visões e perspectivas diferentes sobre a quarentena. Através de aulas e atividades online, ela reuniu fotógrafos e pintores potiguares para desbravar um lugar bastante conhecido, mas ainda pouco explorado: a casa.

“Me interesso muito pela cultura visual, pensar no que as imagens dizem além do que elas mostram. Já que estamos confinados, devemos ressignificar os espaços que habitamos”, contou Sofia em entrevista ao Agora RN. As aulas lecionadas por ela foram formuladas dentro do amplo espectro da História da Arte, oferecidas gratuitamente para os interessados.

O primeiro ambiente analisado foi a cozinha. Em exercícios, os participantes representaram sentimentos e narrativas particulares por meio de imagens autorais. “Os trabalhos ficaram incríveis. Tivemos memórias de reuniões em família, de receitas e de tudo que a alimentação representa, principalmente neste contexto de pandemia”, revelou.

Nesta sexta-feira (14), às 11h, Sofia vai promover uma live no perfil do Instagram para encerrar o ciclo de produção e abrir uma exposição virtual das obras. O próximo módulo, segundo ela, será direcionado ao estudo do banheiro. “Posso adiantar que me encanta a relação das pessoas com o espelho, acerca de reflexos e reflexões”.

Artista contemporânea

Prestes a completar 32 anos, Sofia Bauchwitz sabe que ama o universo da arte desde os 7. Nasceu no Rio de Janeiro, mas mora em Natal há muito tempo. Ela cursou artes visuais na UFRN e defendeu teses de mestrado e doutorado na Universidad Complutense de Madrid, na Espanha. Voltada para a arte contemporânea, Sofia já participou de diversos projetos sobre o espaço urbano.

Ela acredita que o território de Natal é intrigante: “uma cidade feita sobre dunas… é efêmera, mas cativante”, contou. Para o pós-pandemia, Sofia espera que a cultura seja valorizada na capital potiguar, tanto para criação de uma identidade quanto para o reconhecimento do trabalho dos artistas locais.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.