BUSCAR
BUSCAR
Política

Debate da Band: Candidatos discutem saúde, transporte e educação infantil

Natália Bonavides critica a gestão atual por falta de licitação no transporte, Paulinho Freire defende investimentos na orla e Rafael Motta destaca problemas no sistema de creches e transporte público
Redação
09/08/2024 | 06:53

O primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura do Natal, nesta quinta-feira 8 na TV Band, trouxe questões de grande interesse para os natalenses, como saúde, transporte público e educação infantil. Os candidatos Natália Bonavides (PT), Paulinho Freire (União Brasil) e Rafael Motta (Avante) apresentaram suas propostas e responderam aos questionamentos. Carlos Eduardo Alves (PSD) não compareceu, alegando compromissos partidários no Ceará.

No debate sobre transporte público, Natália criticou a ausência de licitação para o setor em Natal, destacando que a cidade é a única capital do Brasil sem esse processo. “As empresas de ônibus operam de maneira descontrolada, e a prefeitura tem estado inerte há mais de 20 anos” afirmou, enfatizando a necessidade de uma gestão mais responsável e corajosa para melhorar a qualidade do transporte.

paulinho natlaia 2
Debate Band - Foto: PEDRO VITORINO / CEDIDA

Paulinho destacou que o problema é histórico e que a gestão anterior teve oportunidades de realizar a licitação, mas não o fez. “O prefeito atual já enviou a minuta da licitação para o Tribunal de Contas. É fundamental que essa licitação saia do tribunal e seja aprovada para reorganizar o sistema de transporte” disse, propondo retomar as linhas de ônibus eliminadas durante a pandemia e implementar um sistema de corredores inteligentes para melhorar a fluidez dos ônibus, além de criar mais ciclovias.

Sobre saúde, Natália abordou o fechamento de várias unidades de saúde e a interdição recente de um Caps, criticando a gestão atual por não fornecer a cobertura necessária. “Não temos a cobertura necessária nas unidades existentes. É fundamental uma grande parceria com o Ministério da Saúde para garantir que nenhum trabalhador tenha que esperar na fila durante a madrugada” afirmou.

A candidata ainda criticou o abandono da orla natalense, mencionando a degradação de Ponta Negra e Redinha, e a gestão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), por realizar a obra de engorda “de improviso nos últimos meses do governo” e sem a documentação adequada. “Precisamos requalificar toda a nossa orla com responsabilidade, considerando as mudanças climáticas e a importância econômica da região”.

Paulinho defendeu a gestão atual, destacando que R$ 190 milhões estão sendo investidos na engorda da Praia de Ponta Negra até a Redinha. Ele criticou a administração do governo do PT por não realizar obras estruturantes em Natal nos últimos cinco anos.

Educação infantil e vagas em creches. No tema da educação infantil, Paulinho Freire afirmou que a gestão atual vai construir mais Cmeis e contratar vagas na iniciativa privada para zerar a fila de espera nas creches. “Vamos garantir que todas as crianças tenham acesso às creches para que suas mães possam trabalhar” disse, destacando a construção de mais escolas de tempo integral, criticando a gestão anterior por ter eliminado essas escolas. Rafael Motta criticou o sistema de sorteio de vagas, atribuindo a criação dele ao atual prefeito, e defendeu a abertura da concorrência para transporte público para melhorar a qualidade dos serviços.

TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO. Rafael Motta comentou ainda o pedido dos auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) e do Ministério Público para que o TCE reprove as contas do ex-prefeito Carlos Eduardo. Ele criticou o ex-gestor, que “não trouxe as mudanças necessárias para Natal” e que sua administração foi marcada pela continuidade de problemas. “Natal perdeu 50 mil moradores e aparece no Tesouro Nacional com a pior nota CAPAG do Nordeste, refletindo uma má capacidade de pagamento e gestão financeira”, disse.

Rafael enfatizou que a falta de competência na gestão pública não é exclusiva da administração atual, mas também das gestões anteriores e ressaltou a necessidade de que órgãos reguladores garantam uma gestão pública eficiente e transparente. E ainda mencionou Paulinho Freire, ao criticar a falta de ação durante seu tempo como presidente da Câmara. “Ele deveria ter pressionado mais a administração municipal para resolver questões como a licitação pública do transporte”, falou.

Rafael Motta promete priorizar Zona Norte se eleito prefeito de Natal

Rafael Motta (Avante) afirmou durante o debate, que, caso seja eleito, sua gestão terá um foco especial na Zona Norte da cidade. “A Prefeitura do Natal, na gestão de Rafael Motta, será sempre na Zona Norte de Natal”, declarou o ex-deputado federal, destacando a necessidade de atenção especial com a maior região administrativa do município, e que atualmente abriga mais de 360 mil habitantes, conforme dados do IBGE.

“A gente vai implementar a Prefeitura no lugar que mais precisa ter atenção, que é a Zona Norte da nossa cidade. A gente espera um debate propositivo de ideias, saber o que os candidatos pensam, como os candidatos vão resolver os problemas da população e as expectativas de natalenses”, afirmou.

Entre as prioridades de sua gestão, Rafael destacou a realização de obras estruturantes e a atração de empresas para gerar empregos na Zona Norte. Ele também abordou a questão do transporte público, um problema crônico em Natal.

“Existem problemáticas que são crônicas de Natal, como, por exemplo, o transporte público. O transporte público tem sido uma dificuldade que todo natalense tem enfrentado”, reconheceu o candidato, reforçando seu compromisso em buscar soluções para essas questões.

candidatos band
Candidatos Rafael Motta (Avante), Paulinho Freire (UB) e Natália Bonavides (PT) – Foto: PEDRO VITORINO / CEDIDA

NOTÍCIAS RELACIONADAS