Fundada em 1986, a Art Banca, localizada no bairro de Lagoa Nova, em Natal, se tornou parte da vida de gerações de natalenses. À frente do negócio desde os 20 anos de idade, Gerson Siqueira construiu uma trajetória de empreendedorismo, a base para formar sua família e conquistar seu patrimônio. Hoje, aos 59 anos, ele relembra as dificuldades do início, a adaptação às transformações do mercado e o papel afetivo que a banca exerce na comunidade.
A história começou com o pai de Gerson, o militar José Casimiro. Inspirados por colegas que já trabalhavam no ramo, eles trouxeram a estrutura de uma banca de revistas de Nova Descoberta para Lagoa Nova, onde permanece até hoje.

O início foi marcado por rotina intensa: todos os dias, às 5h, Gerson pegava ônibus para buscar jornais e revistas na distribuidora da Ribeira. O apoio de Manoel Lopes, dono da distribuidora, foi essencial para o começo, numa época em que o consumo de impressos (jornais e revistas) era muito mais intenso.
Com o tempo, a Art Banca se consolidou como fonte de sustento. Foi ali que Gerson conseguiu pagar plano de saúde, escola particular para os filhos e montar o patrimônio da família. “Muito trabalho e muita gratidão. Nunca quis meus filhos dentro da banca, e acho que fiz o certo. Jefferson se formou em Educação Física e Jéssica em Fisioterapia. Tudo saiu daqui, da banca”, conta.
A chegada da internet e a queda na venda de jornais e revistas, no entanto, exigiram mudanças forçadas. Para enfrentar os novos tempos, a banca diversificou: passou a oferecer recargas de celular, salgados, refrigerantes, cigarros, bombons e doces. “Revista ainda vendo, mas jornal diminuiu bastante. O que mais sai aqui é o AGORA RN, que é distribuído gratuitamente”, admite Gerson.
Mais do que um ponto de vendas, a banca virou um espaço de convivência. Para ele, o maior prazer está em acompanhar a vida dos clientes. “O gostoso é ver aquele cliente antigo que vinha aqui criança e hoje chega adulto, com a família, comprando uma revista. Receber outras gerações é o que me deixa feliz”, diz.
Mesmo com as transformações, Gerson acredita que as bancas resistirão à revolução digital. “Na minha visão, revista e jornal vão continuar existindo, bem menos, mas vão. E as bancas vão sobreviver diversificando seus produtos, não só vendendo revistas e jornais.”.
Reserve o jornal
Desde julho, os leitores do AGORA RN têm uma nova forma de garantir diariamente seu exemplar gratuito do jornal impresso: é possível fazer uma reserva direta nas bancas parceiras, como a Art Banca. Para isso, basta informar o nome completo ao jornaleiro da banca de sua preferência.
A iniciativa contempla pontos de entrega espalhados por Natal, Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante. Com tiragem gratuita e distribuição diária, o grupo jornalístico reforça seu compromisso de manter o leitor bem informado e de forma acessível. São distribuídos diariamente 7.500 exemplares impressos.”
Ao longo da última década, o jornal acompanhou de perto os principais acontecimentos que marcaram a vida dos potiguares, como a pandemia da Covid-19, eleições municipais e estaduais, grandes obras de infraestrutura e os desafios enfrentados pela população no cotidiano.