BUSCAR
BUSCAR
Quadrinhos
Criadora e criação
Potiguar Luiza de Souza (ou Ilustralu, como é mais conhecida na internet) conta algumas histórias da vida real com a ajuda do personagem Arlindo
Nathallya Macedo
04/05/2020 | 06:00

Publicitária por formação, mas criadora de conteúdo por natureza. Luiza de Souza, de 27 anos, nasceu em Currais Novos, cidade da região Seridó Potiguar, e se mudou para Natal justamente com o objetivo de estudar. Terminou o curso de Publicidade e Propaganda na UFRN em 2017 e, desde então, se dedica às ilustrações criativas que publica nas redes sociais.

Ainda durante a faculdade, Luiza sofreu um acidente e quebrou a perna, tendo que voltar para Currais Novos. Por causa do tratamento, ficou sem andar direito por meses e, neste período, decidiu começar a desenhar, sempre inspirada por Mauricio de Sousa com a Turma da Mônica.

Já no início de 2019, a jovem começou escrever sobre relacionamentos em uma webcomic. Arlindo, personagem principal, é bem parecido com Luiza: ambos são de cidade do interior e fãs da dupla Sandy e Júnior. “A história passa por vários pontos, mas trata muito do regionalismo, cotidiano e bullying. É muito sobre o que enxerguei nos meus amigos e, claro, em mim”, contou.

Outra questão importante relatada nos quadrinhos é o autodescobrimento. Arlindo, no auge da adolescência, percebe que é gay e precisa lidar com um pai preconceituoso, além de outros colegas que não aceitam tão bem a sua sexualidade. “Vivência e representatividade. É sobre os universos que existem dentro e ao redor das pessoas. É sobre alguém que está tentando encontrar um lugar no mundo”, disse Luiza.

Financiamento

Para conseguir criar a história de Arlindo, com a atenção e qualidade necessárias, Luiza criou um financiamento online para os leitores assíduos. “Quanto mais pessoas forem apoiando, mais eu consigo trabalhar direitinho no projeto sem ficar doida na hora de pagar as contas”.

Durante o período de isolamento social, segundo Luiza, as ajudas cresceram e já batem a meta do mês. “A quarentena está sendo positiva neste quesito, até no engajamento nas redes sociais. Resolvi postar mais, inclusive, para ocupar minha mente e para que o pessoal tenha o que ler”.

Onde ler: twitter.com/ilustralu
Como ajudar: catarse.me/_ilustralu

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.