No próximo domingo, a partir das 5h da manhã, Natal receberá a primeira edição da Corrida do Crea-RN, evento que marca os 55 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte. A iniciativa vai reunir 500 corredores, entre profissionais da engenharia, agronomia e sociedade em geral, com largada programada para as 5h30. As inscrições esgotaram rapidamente. O evento já nasce com potencial para integrar o calendário esportivo da capital.
Roberto Wagner, presidente do Crea-RN, explica que a corrida é parte das celebrações do aniversário da entidade e um marco na aproximação entre o Conselho e a sociedade. Além de promover saúde e bem-estar, o evento busca fortalecer conexões entre os participantes. “Queremos que a Corrida do Crea se torne uma data fixa no calendário esportivo de Natal, aproximando ainda mais o Crea da população e oferecendo uma nova forma de interação entre engenheiros e amantes da corrida”, destacou Wagner.
O evento é o desfecho de uma série de ações realizadas ao longo do ano para celebrar o jubileu de 55 anos do Crea-RN, que incluiu sessões solenes na Assembleia Legislativa, plenárias itinerantes em Mossoró, Caicó e Currais Novos, e homenagens a profissionais de destaque nas áreas de engenharia e agronomia. Para Wagner, a corrida simboliza a comemoração e o compromisso do Conselho com a promoção de saúde, integração e visibilidade para a categoria.
O Crea-RN é o primeiro Conselho Regional presidido por uma mulher e o primeiro a adotar carteiras digitais. Recentemente, firmou parcerias com instituições como o Sebrae para o desenvolvimento de soluções em inteligência artificial que prometem modernizar processos, como a emissão de certidões de acervo técnico, essenciais para a atuação dos profissionais.
O presidente também ressaltou que a gestão atual tem investido em melhorias como o uso de drones para fiscalização em áreas rurais e ações em parceria com prefeituras para garantir a atuação de profissionais habilitados em obras e serviços. Wagner destacou que 84% das fiscalizações realizadas pelo Crea no Estado buscam combater o exercício ilegal das profissões de engenharia e agronomia, um problema ainda presente tanto na capital quanto no interior.
A primeira Corrida do Crea promete ser um encontro entre esporte, saúde e profissão, além de reforçar a atuação do Conselho em diversas frentes. Para quem quiser acompanhar, a concentração e entrega dos kits ocorrerão nesta sexta e no sábado, na sede do Crea em Natal, das 9h às 12h.