BUSCAR
BUSCAR
Fármaco
Contra sono excessivo, ‘droga do estupro’ é aprovada nos EUA
O remédio atua no distúrbio crônico chamado de hipersonia idiopática, que causa um excesso de sonolência durante o dia, mesmo após uma noite bem dormida
O Globo
16/08/2021 | 14:48

Uma droga com histórico ligado ao uso recreativo e até a casos de crimes sexuais foi aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de alimentos e medicamentos dos EUA, para tratamento de condições raras do sono. O GHB, como o entorpecente é comumente conhecido, ganhou o nome comercial de Xywav, produzido pela Jazz Pharmaceuticals PLC. A substância atua no distúrbio crônico chamado de hipersonia idiopática, que causa um excesso de sonolência durante o dia, mesmo após uma noite bem dormida.

— A nova indicação para o Xywav é significativa, uma vez que a FDA nunca havia concedido aprovação para medicamentos que tratem a hipersonia idiopática — disse o vice-diretor do departamento de Neurociência do FDA, Eric Bastings. — O distúrbio é uma condição crônica que dura a vida inteira, e a aprovação será fundamental para o tratamento dos sintomas, como sonolência excessiva e dificuldade de acordar.

Um dos compostos do Xywav é o oxibato de sódio, conhecido também como gama-hidroxibutirato (GHB), uma droga sintética de uso controlado. A utilização ilícita dessa substância pode causar efeitos colaterais graves, como convulsões, dificuldades para respirar, mudanças no estado de alerta do organismo, coma e morte.

Desde os anos 1960, o GHB já foi utilizado de diversas formas, lícitas ou ilícitas, como a sedação durante o parto. Como droga recreativa, é conhecida por causar euforia e aumento do desejo sexual. Desde os anos 2000, a substância tem aparecido no noticiário ligada a diversos casos de violência sexual, a ponto de receber o apelido de “droga do estupro”.

Devido aos riscos associados, o Xywav está sujeito a um controle de segurança rígido nos EUA e estará disponível aos pacientes apenas sob prescrição médica.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.