Mais de três mil profissionais da saúde devem participar da 8ª edição do Congresso da Liga Contra o Câncer, que será realizado nos dias 5, 6 e 7 de junho, no Centro de Convenções de Natal. O evento, considerado o maior do setor no Rio Grande do Norte, vai reunir especialistas de diversas áreas para debater temas ligados à oncologia, medicina de precisão, acesso à saúde pública, gestão e educação.
A Liga, referência nacional no tratamento do câncer, também apresentará resultados de pesquisas que têm repercussão mundial. Um dos estudos conduzidos pela instituição foi selecionado para a plenária da Asco, o maior congresso de oncologia do mundo, com foco em tumores gastrointestinais.

Os trabalhos da Liga são financiados por meio de parcerias com indústrias farmacêuticas e grandes grupos de pesquisa. “Precisamos de financiamento para conseguir desenvolver pesquisa. São as parcerias que viabilizam isso”, afirma Patrícia Pascotto, gerente de Pesquisa Clínica da Liga e presidente do congresso, em entrevista à TV Tropical nesta segunda-feira 2.
A programação do congresso inclui debates com secretários de saúde e representantes do Ministério da Saúde. Os quatro grandes temas do evento são acesso, gestão, educação e medicina de precisão. A proposta é aproximar o conhecimento técnico das necessidades concretas da população.
Atualmente, 70% dos atendimentos da Liga são destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto os outros 30% vêm da saúde suplementar e particular. A instituição não atua apenas no tratamento do câncer, mas também oferece exames e diagnósticos a toda a população de Natal, incluindo usuários da rede pública.
Com o evento, a instituição espera consolidar ainda mais sua atuação nacional na pesquisa, ensino e cuidado com o paciente oncológico. “É a oportunidade de reunir ciência, gestão e assistência em um mesmo espaço, sempre pensando no paciente como o centro de tudo”, concluiu Patrícia. l