16/11/2020 | 17:11
Nas eleições de 2020 foram definidos os nomes dos prefeitos dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. A única cidade que poderia ter 2º turno era Natal, mas a disputa pelo Palácio Felipe Camarão, sede do governo municipal, foi decidida em um único pleito, realizado neste domingo, 15.
A reeleição de Álvaro Dias ajudou o PSDB, partido que ele integra, a ser segundo partido com mais vitórias: 31.
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) é o partido político que mais elegeu prefeitos no pleito deste ano no Rio Grande do Norte. Ao todo, foram 39 cidades conquistadas pela sigla — o que representa 23%.
O PL venceu em 20 cidades.
Confira a relação de todos os prefeitos eleitos no Rio Grande do Norte em 2020 CLICANDO AQUI.
Confira a comemoração dos prefeitos eleitos
Álvaro Dias | Natal
Álvaro Dias, do PSDB, foi reeleito neste domingo, 15, prefeito de Natal para os próximos quatro anos.Este será o segundo mandato dele à frente da Prefeitura de Natal. Com 100% das urnas apuradas, Álvaro Dias teve 194.764 votos, o que corresponde a 56,58% dos votos válidos. Portanto, não haverá 2º turno em Natal.
O prefeito não fez publicação sobre a vitória no feed do Instagram até o fechamento desta matéria.
Em coletiva de imprensa realizada neste domingo, 15, o prefeito disse que “o total dos votos confirma o que as pesquisas anunciaram através dos vários institutos de opinião”, e emenda: “Queríamos agradecer ao povo de Natal a confiança que foi depositada nas urnas e dizer que toda a conquista tem um preço, e pagamos o preço dessa conquista, e esse preço se chama trabalho”, afirmou.
Allyson Bezerra | Mossoró
O candidato Allyson Bezerra (Solidariedade) foi eleito prefeito de Mossoró. Com 47,52% dos votos, o candidato venceu o embate contra a atual prefeita Rosalba Ciarlini (PP), que estava no poder há 4 mandatos no poder. Allyson teve 65.297 votos e Rosalba 59.034 votos.
Allyson postou seis publicações no feed do Instagram, sendo quatro com vídeos e duas com fotografias. Todas, em comum, celebram o resultado das eleições municipais realizadas neste domingo, 15.
Paulinho | São Gonçalo do Amarante
O atual prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulinho (PROS), foi reeleito no município com 59,40% dos votos, somando 31.514 votos. O segundo colocado, Poti Neto (PSB), obteve 20.537 votos (38,71%) e Andrea Costa (PSL) teve 1.003 votos (1,89%).
“Obrigado, São Gonçalo do Amarante! Juntos iremos fazer um segundo mandato ainda maior que o primeiro. O desenvolvimento vai continuar!”, comentou.
Emídio Júnior | Macaíba
Emídio Júnior (PL) foi eleito prefeito de Macaíba com 59,54% dos votos válidos, somando 22.868 votos. Em segundo lugar aparece Marilia Dias com 26,66% dos votos, o que equivale a 10.238 votos.
“Obrigado, Macaíba! Quanta emoção! Hoje é dia de agradecimento a Deus e a cada um dos eleitores que depositaram na urna um voto de confiança a mim e Netinho França. A partir de agora, nossa luta será buscar uma Macaíba mais justa e igualitária para o nosso povo. Não mediremos esforços para transformar este município em um lugar melhor para todos nós! Muito obrigado!!!”, agradeceu.
Jussara Sales | Extremoz
Jussara Sales (PROS) teve 29,93% dos votos válidos, o que corresponde a 5.719 eleitores da cidade de Extremoz, onde ela foi eleita prefeita pelos próximos quatro anos. Em segundo lugar aparece Eduardo Motta (PSDB) 23,09% dos votos, equivalente a 4.412 votos.
O atual prefeito da cidade, Joaz (Patriota), ficou em quarto lugar ao ter 13,98% dos votos – 2.671 eleitores.
“Muito obrigado, Extremoz. Gratidão é o sentimento que domina. Obrigada pela confiança em nosso projeto. Vamos juntos construir um novo para nossa cidade! Sempre em frente!”, comentou a candidata eleita.
Dr Gustavo | Assu
Dr. Gustavo (PL) teve 49,12% dos votos válidos, o que corresponde a 16.823 eleitores da cidade de Assu, onde ele foi reeleito prefeito. A diferença dele para o segundo colocado, o ex-prefeito Ivan Junior, foi de apenas 5 votos, o que corresponde a 0,01% dos votos válidos.
“Meus amigos, serei, com toda dedicação e mais uma vez, o prefeito de todos os assuenses. Vamos trabalhar e avançar muito mais! Só gratidão, minha Assú!”, afirmou.
Dr. Tadeu | Caicó
Em Caicó, Dr. Tadeu conquistou o voto de 14.248 eleitores (42,46%) e foi eleito prefeito do município. Em seguida aparece Batata (MDB) com 24,62% dos votos válidos, o que corresponde a 8.301.
“Gratidão, Nação 45!!! O amor, a verdade e a esperança venceram. O povo reconheceu que o melhor projeto para nossa cidade está do nosso lado. Trabalharemos incansavelmente para honrar a confiança depositada em cada voto. Vamos juntos reconstruir a nossa querida Caicó!”, afirmou.
Odon Jr | Currais Novos
Odon Jr (PT) teve 47,32% dos votos válidos, o que corresponde a 10.907 eleitores da cidade de Currais Novos, onde ele foi eleito prefeito. Zé Lins, adversário direto do prefeito eleito, ficou em segundo lugar com 38,86% dos votos, o que corresponde a 8.958 eleitores.
“Obrigado Currais Novos, só gratidão ao nosso povo. Vamos trabalhar mais e avançar mais!”, comentou.
Flávio de Berói | Nova Cruz
Flávio de Berói (MDB) teve 66,43% dos votos válidos (13.666 eleitores). O resultado é superior ao apresentado pela segunda colocada, Valeria Arruda (PSD), que conquistou 32,26% dos votos (6.637 eleitores).
“Obrigado, Nova Cruz!”, agradeceu o prefeito eleito.
Ivanildinho | Santa Cruz
Ivanildinho (PSDB) teve uma vitória significativa em Santa Cruz ao conquistar 67,90% dos votos válidos, o que corresponde a 12.138 eleitores. Assim, o candidato foi eleito prefeito com mais de 40% de diferença em relação ao seu adversário direto, Gean Paraibano, que teve o voto de 3.631 votos (20,31%).
“Obrigado Santa Cruz! Obrigado povo de bem! Foi uma linda vitória que conquistamos juntos com o povo de nossa terra. Foram 12.138 pessoas que acreditaram em nosso trabalho. Agora é governar para os 40 mil santa-cruzenses com 4 anos de mais desenvolvimento por Santa Cruz. Vamos juntos, fazer muito mais por está terra! Obrigado!”, afirmou.
Marianna Almeida | Pau dos Ferros
A advogada Marianna Almeida (PSD) foi eleita a primeira mulher prefeita de Pau dos Ferros, município do Alto Oeste Potiguar, com o vice-prefeito Renato Silva (PL). Ela teve 54,22% dos votos válidos, o que significa 8.604 votos.
Após uma campanha com crescimento surpreendente, a coligação “O Poder é do Povo (PT, PL, PSD, PCdoB, PSB) venceu “O trabalho e o progresso continuam” do atual prefeito Leonardo Rêgo (DEM). Os números oficials ainda serão divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).