06/03/2021 | 07:15
SUJEITO A GUINCHO
É comum encontrarmos a frase “Sujeito a guincho”. Contudo nem mesmo um veículo estacionado em local proibido fica “sujeito a guincho”. Na verdade, fica “sujeito a guinchamento”, palavra que indica ação. A palavra “guincho” exprime o objeto.
CAÇAR ou CASSAR
É muito importante saber a diferença entre esses dois verbos. Caçar significa perseguir, procurar, buscar. É usado em frases como “Saímos para caçar na floresta”; já cassar significa anular direitos políticos, licenças ou autorizações. Usa-se em frases como “O Senado nunca cassou o mandato de Renan Calheiros”.
AGENTE – A GENTE
Ainda se faz uma confusão muito grande quando o assunto envolve “agente” e “a gente”. Vamos esclarecer: “agente” é alguém que age, que opera, que agencia: “O agente foi as casas, tentando combater a doença”; “Os agentes de segurança detiveram os presos”. Já o termo “a gente” significa eu ou nós, isto é, a(s) pessoa(s) que fala(m). É uma expressão bastante usada na língua falada: “A gente era feliz e não sabia”.
COALIZÃO – COLISÃO
É importante esclarecer a diferença entre esses termos. Coalizão significa união, aliança, acordo. Ouvimos falar muito dessa palavra, durante a eleição no Congresso: “A coalizão liderada pelo Centrão venceu as eleições”. Já colisão é palavra muito usada na imprensa para referir-se a choque, mas pode significar, ainda, conflito, luta: “Colisão de barcos deixa ao menos três mortos no rio Amazonas”.
ABRE ASPAS
Falar não faz o arroz cozinhar. Provérbio chinês