BUSCAR
BUSCAR
Confira a coluna “Desenrolando a Língua” deste sábado 6

06/03/2021 | 07:15

SUJEITO A GUINCHO

É comum encontrarmos a frase “Sujeito a guincho”. Contudo nem mesmo um veículo estacionado em local proibido fica “sujeito a guincho”. Na verdade, fica “sujeito a guinchamento”, palavra que indica ação. A palavra “guincho” exprime o objeto.

CAÇAR ou CASSAR

É muito importante saber a diferença entre esses dois verbos. Caçar significa perseguir, procurar, buscar. É usado em frases como “Saímos para caçar na floresta”; já cassar significa anular direitos políticos, licenças ou autorizações. Usa-se em frases como “O Senado nunca cassou o mandato de Renan Calheiros”.

AGENTE – A GENTE

Ainda se faz uma confusão muito grande quando o assunto envolve “agente” e “a gente”. Vamos esclarecer: “agente” é alguém que age, que opera, que agencia: “O agente foi as casas, tentando combater a doença”; “Os agentes de segurança detiveram os presos”. Já o termo “a gente” significa eu ou nós, isto é, a(s) pessoa(s) que fala(m). É uma expressão bastante usada na língua falada: “A gente era feliz e não sabia”.

COALIZÃO – COLISÃO

É importante esclarecer a diferença entre esses termos. Coalizão significa união, aliança, acordo. Ouvimos falar muito dessa palavra, durante a eleição no Congresso: “A coalizão liderada pelo Centrão venceu as eleições”. Já colisão é palavra muito usada na imprensa para referir-se a choque, mas pode significar, ainda, conflito, luta: “Colisão de barcos deixa ao menos três mortos no rio Amazonas”.

ABRE ASPAS

Falar não faz o arroz cozinhar. Provérbio chinês

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.