BUSCAR
BUSCAR
Confira a coluna “Desenrolando a Língua” desta quarta-feira 3

03/03/2021 | 02:05

EMIGRAR – IMIGRAR – MIGRAR

Deve-se ter bastante atenção aos três verbos. “Emigrar” é sair (de um país para ir viver em outro) por certo tempo ou definitivamente: “Milhares de judeus emigraram da Polônia para Israel”; “imigrar” é estabelecer-se em país estrangeiro, em geral definitivamente.

Pode ser, ainda, entrar e fixar residência em cidade, estado ou região de seu próprio país, que não a sua de origem: “Durante a seca, o nordestino foi forçado a imigrar”; já “migrar” é mudar periodicamente de lugar, região, país: “Durante a guerra muitos europeus migraram para a América”.

VISAR

O verbo visar é um daqueles cuja mudança de transitividade implica mudança de significado. Explico: “visar” pode significar “mirar”, “apontar” ou “pôr o visto”, “rubricar”. Nesse caso, é usado sem preposição: “visar o alvo”, “o gerente visou os documentos”. Contudo, quando significa “ter em vista”, “ter como objetivo”, deve ser usado com preposição: “…visando ao próximo inverno”, “os acordos visavam a uma solução amigável”.

CHOVER

Na semana passada, a chuva causou transtorno em Natal. O verbo “chover”, empregado em sentido denotativo, indicando fenômeno da natureza, é impessoal, ou seja, não apresenta sujeito, ficando sempre no singular: “Choveu muito”; “Choveu por duas horas”. Contudo, quando empregado em sentido figurado, “aceita” plural: “Choveram aplausos para o artista”.

TRÁFEGO – TRÁFICO

Tráfego nas estradas da Ecorodovias cai 9,5% desde o início da quarentena. A manchete acima nos ajuda a esclarecer uma dúvida muito comum. “Tráfego” é a circulação de veículos: “O tráfego, na Prudente de Morais, já foi restabelecido”; “tráfico” é o comercio ilícito: “A polícia reprime o tráfico de drogas”.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.