BUSCAR
BUSCAR
Confira a coluna “Bastidores da política” desta sexta-feira 5

05/03/2021 | 00:37

Consórcio em prol da vacina

Mais de 1 mil prefeituras de todos os estados já manifestaram interesse em participar do consórcio público para aquisição direta de vacinas contra a Covid-19. A iniciativa é da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que no dia 1º realizou reunião virtual com mais de 300 gestores municipais para discutir a formação do grupo, que tem o objetivo de dar suporte às cidades caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), do governo federal, não supra a demanda. A previsão é de que o consórcio seja constituído até 22 de março. Prefeitos e governadores têm se articulado na tentativa de comprar novas doses diante da demora do governo Jair Bolsonaro em garantir lotes suficientes para a campanha nacional. Os prefeitos têm até esta sexta-feira (5) para aderirem ao consórcio.

Potiguares interessados

Na lista dos interessados, há 7 prefeituras potiguares: Alto do Rodrigues, Apodi, Assu, Caicó, Itaú, Jardim do Serió e Serra Negra do Norte. Além disso, a Prefeitura de Pau dos Ferros solicitou orçamento aos laboratórios Oxford e Butantã para aquisição de doses.

Origem dos recursos

Os recursos previstos para a compra de vacinas poderão ser colocados à disposição por meio dos municípios consorciados, de aporte de recursos federais e de eventuais doações nacionais e internacionais.

Critérios

A FNP afirma que qualquer município poderá ser integrante do consórcio, mesmo após a fundação da iniciativa, que tem sua primeira assembleia planejada para o dia 22 de março.

Triste projeção

O médico e neurocientista Miguel Nicolelis disse que a possibilidade de o Brasil ultrapassar a marca de 3 mil mortes diárias por Covid-19 nas próximas semanas passou a ser real.

Catástrofe

“Nós podemos ter a maior catástrofe humanitária do século 21 em nossas mãos. A possibilidade de cruzar 2.000 óbitos diários nos próximos dias é absolutamente real. A possibilidade de cruzarmos 3.000 mortes diárias nas próximas semanas passou a ser real. Se você tiver 2.000 óbitos por dia em 90 dias, ou 3.000 óbitos por 90 dias, estamos falando de 180 mil a 270 mil pessoas mortas em três meses. Nós dobraríamos o número de óbitos. Isso já é um genocídio, só que ninguém ainda usou a palavra. O que são 250 mil mortes sendo que a vasta maioria poderia ter sido evitada?”, disse o pesquisador, em entrevista ao El País

Saída da poupança

A poupança fechou o mês de fevereiro de 2021 com nova saída de recursos, no segundo mês seguido de saques superiores aos depósitos após dez meses consecutivos de captações. Segundo o Banco Central, saíram da poupança R$ 5,832 bilhões no mês passado. É o maior volume de retiradas para meses de fevereiro desde 2016, quando as saídas somaram R$ 6,638 bilhões.

Ações para São Pedro

O deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, apresentou uma série de requerimentos com o objetivo de buscar investimentos para o Potengi potiguar. O parlamentar solicita contribuições para a segurança pública, saúde, recursos hídricos e infraestrutura da região. A primeira solicitação é de uma ambulância para a cidade de São Pedro.

Disputa ideológica

O deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) é contra o fechamento total do comércio como medida de prevenção da Covid-19. Ele também lamenta as disputas políticas no momento em que o País vive o pior momento da pandemia. “Enquanto estamos concentrando esforços pra salvar vidas, também estamos perdendo tempo com uma guerra ideológica e política, que gira em torno da pandemia, que muito está prejudicando nossa população”, frisou.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.