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Economia

Comércio potiguar projeta movimentar R$ 377,9 milhões no Dia das Crianças

Pesquisa da Fecomércio RN mostra crescimento real de 4% nas vendas; brinquedos e vestuário lideram as intenções de compra
Redação
10/10/2025 | 10:01

O Dia das Crianças, comemorado no próximo domingo 12, deve movimentar R$ 377,9 milhões no Rio Grande do Norte, de acordo com pesquisa de Intenção de Compras realizada pelo Instituto Fecomércio RN (IFC). O levantamento aponta um avanço nominal de 9,6% em relação ao ano passado, o que representa crescimento real de cerca de 4% após o desconto da inflação. A data deve impulsionar o comércio e os serviços, especialmente lojas de rua, shoppings e setores ligados ao lazer.

Em Natal, a movimentação esperada é de R$ 127,6 milhões, alta de 0,7% em relação a 2024. O IFC avalia que o cenário reflete um mercado estável, voltado para conversão de vendas. Dos entrevistados, 69,8% pretendem comprar presentes, com tíquete médio de R$ 157,48. O gasto médio com passeios é ainda maior, chegando a R$ 180,51. A maioria deve realizar as compras na semana da data (70,5%), pesquisando preços antes de decidir (75,5%). O pagamento à vista será a principal forma de compra, citada por 59,2% dos consumidores.

Varejo potiguar supera média nacional e cresce 6,8% no comparativo de agosto 23/24 - Foto: José Aldenir/Agora RN
Lojas do Alecrim já registram aumento no movimento com a proximidade do Dia das Crianças - Foto: José Aldenir/Agora RN

Em Mossoró, o cenário é de crescimento mais acelerado. O comércio local deve movimentar R$ 32,7 milhões, aumento de 22,2% em relação a 2024, acima da média estadual. Apesar de a intenção de compra ser menor que em Natal (57,8%), o tíquete médio dos mossoroenses será de R$ 143,25 para presentes e R$ 158,68 em passeios. O comércio de rua concentra 45,2% das compras, com predominância do pagamento parcelado (54,6%). Brinquedos (69,5%) e vestuário (42,8%) lideram as intenções, seguidos por eletrônicos (13,4%).

O IFC sugere abordagens distintas para cada cidade. Em Natal, ações como descontos para Pix, combos e parcerias com o setor de lazer podem atrair o público. Em Mossoró, campanhas locais, parcelamento e horários estendidos são apontados como medidas eficazes para atender à demanda.

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o SPC Brasil e a Offerwise Pesquisas, também estima que o varejo nacional deve movimentar R$ 16,7 bilhões na data. “O Dia das Crianças é uma data importante para o varejo, pois é um aquecimento para as vendas de fim de ano. Serve de termômetro para a Black Friday e para o ciclo natalino”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), José Lucena.

Segundo Lucena, os resultados servem de base para decisões sobre campanhas e contratações temporárias. “A estimativa de movimentação de R$ 16,73 bilhões mostra a força do setor, ainda que este ano o ticket médio esteja mais baixo. Isso revela um consumidor cauteloso, que busca equilibrar orçamento e desejos, mas que não abre mão de ver a alegria das crianças”, analisa.

Comércio já sente aumento no movimento

No bairro do Alecrim, em Natal, o aumento nas vendas já é percebido. Damiana Gondim, repositora de loja popular, relata que o setor de brinquedos tem sido o mais procurado. “O setor de brinquedo está bombando. Nosso preço é único, a gente se preparou com antecedência e o estoque está cheio de mercadoria. Mas as pessoas têm que se antecipar para evitar filas longas ou não encontrar mais o que procura, porque o movimento vai ser grande”, comenta.

A data também mobiliza consumidores que associam as compras à solidariedade. A dona de casa Rosiane da Conceição conta que costuma presentear várias crianças. “Eu tenho muito prazer de sempre presentear, gosto muito de criança e de ver a alegria delas. Hoje vou comprar presentes para seis crianças, filhos de amigos, porque os meus já cresceram e ainda não tenho netos”, disse.
A cliente Luísa Melo relata que aproveita as promoções para doar. “Aqui dá para dar uma lembrancinha para as crianças. Quem gosta de fazer doação também encontra preços em conta. Eu sempre procuro um lugarzinho para doar, porque meu trabalho também pede brinquedos para caridade”, explica.

A consumidora Francisca Zuleide, que veio de Parnamirim, já garantiu o presente da filha. “A minha filha estava pedindo uma cafeteria de brinquedo. Apesar de eu já ter comprado, guardei surpresa. Foi uma geladeira de brinquedo que ela também queria”, relata.

Perspectivas para o comércio

Para José Lucena, o comportamento do consumidor reflete otimismo e confiança. “Os consumidores estão atentos ao custo-benefício, valorizam a qualidade e dão preferência a presentes que unem utilidade e diversão. Isso reforça a importância do comércio local estar preparado, oferecendo opções diversificadas, promoções e atendimento de excelência”, pontua.

A CDL prevê que o Dia das Crianças consolide o movimento que antecede as grandes campanhas de novembro e dezembro. “Mesmo diante de um cenário de retração no poder de compra, o fato de 70% das pessoas planejarem ir às compras demonstra confiança no varejo e disposição para movimentar a economia”, conclui Lucena.

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