BUSCAR
BUSCAR
Prisão

Com fronteira fechada, 200 caminhões de ajuda a Gaza ficam presos no Egito

Ao todo, os veículos carregam mais de 4.000 toneladas de comida, água e medicamentos na fronteira
Redação
20/10/2023 | 18:55

Mais de 4.000 toneladas de alimentos, água e medicamentos para Gaza estão presas na fronteira entre Egito e Israel. Apesar da expectativa do governo egípcio e até do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de que a passagem de Rafah fosse aberta ainda nesta sexta-feira 18, mais de 200 caminhões de ajuda humanitária continuam parados, aguardando liberação para entrar em território palestino.

Fronteira entre Egito e Israel na cidade de Rafah segue fechada. O governo egípcio, a mídia local e o presidente americano Joe Biden haviam sinalizado que a passagem seria aberta ainda nesta sexta-feira (20). Agora, “parece praticamente certo que não vai acontecer”, segundo relatos de Matt Rivers, repórter da ABC News que acompanha a situação na região.

Egito abre fonteira para levar água, alimentos e remédios. Foto: reprodução
Caminhões com auxilio humanitário permanecem na fronteira do Egito / Foto: reprodução

Há mais de 200 caminhões de ajuda à Gaza esperando liberação. Ao todo, os veículos carregam mais de 4.000 toneladas de comida, água e medicamentos, ainda de acordo com a ABC News.
Inspeção dos veículos seria um dos pontos de conflito. Um representante das forças de segurança do Egito relatou à ABC News que os israelenses querem examinar minuciosamente tudo que está sendo enviado à Gaza. O objetivo, diz, seria garantir que não haja nada que possa ajudar o Hamas. Paralelamente, Israel continua com bombardeios próximos dali, o que também impede a passagem dos caminhões.

Mais cedo, líder da ONU fez um apelo pela abertura da passagem. “Esses caminhões não são apenas caminhões. Eles fazem a diferença entre a vida e a morte para muitas pessoas em Gaza. O que precisamos é permitir que atravessem para o outro lado deste muro, e fazer esse movimento o mais rápido possível”, pediu António Gueterres, secretário-geral da ONU, que esteve no local.

Egito diz não ser o culpado pelo bloqueio na fronteira com Israel. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Egito, embaixador Ahmed Abu Zeid, disse que a passagem de Rafah está aberta e que os israelenses são os verdadeiros culpados por impedir o envio de ajuda humanitária à Gaza.

“Os ataques ao Egito na mídia ocidental são claros na crise atual! (…) [Querem] Responsabilizar o Egito pelo fechamento da fronteira, apesar dos ataques direcionados de Israel e da recusa em permitir a entrada de ajuda [à Gaza] (…). A passagem de Rafah está aberta, e o Egito não é o responsável por impedir a saída de cidadãos de outros países”, disse Ahmed Abu Zeid, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Egito.

Trump afirma que irá deportar todos os imigrantes ilegais dos EUA
O esforço para a deportação em massa dos imigrantes deve atingir famílias com visto misto e pessoas com a cidadania por direito de nascença
08/12/2024 às 16:58
Presidente da Síria, Bashar al-Assad, está em Moscou, diz mídia russa
Família de Assad estaria asilada na Rússia, segundo fontes do governo
08/12/2024 às 16:26
Itamaraty orienta brasileiros deixarem a Síria
Ministério das Relações Exteriores monitora situação de cidadãos brasileiros em Damasco e recomenda saída do país por meios próprios devido à escalada de hostilidades
08/12/2024 às 13:24
Regime da Síria cai após 50 anos de comando da família Assad
Uma mensagem em rede de TV estatal síria declara a “vitória da grande revolução síria e a derrubada do regime criminoso de Assad”
08/12/2024 às 08:42
Parlamento sul-coreano rejeita impeachment de Yoon Suk Yeol após crise com Lei Marcial
Presidente revogou Lei Marcial horas após decreto e pediu desculpas à nação; oposição falha em obter apoio necessário para afastamento
07/12/2024 às 10:33
Acordo entre Mercosul e UE gera oportunidades para comércio de bens, serviços e turismo
Avaliação é da Confederação Nacional do Comércio
06/12/2024 às 15:23
Deputados da França aprovam moção de censura e primeiro-ministro é deposto
Anúncio foi feito pela presidente da Assembleia Nacional, Yaël Braun-Pivet
04/12/2024 às 17:46
Evento conservador de Milei terá Bolsonaro, herdeira de Trump e Steve Bannon
Ex-presidente do Brasil deve participar do evento por videoconferência
03/12/2024 às 19:21
Presidente da Coreia do Sul anuncia revogação de lei marcial após aprovação de voto parlamentar
Yoon afirmou que convocará uma reunião de gabinete para tratar do assunto
03/12/2024 às 17:16
Derretimento total do gelo marinho no Antártico pode acontecer antes de 2030, afirma estudo
Segundo a análise, redução no aquecimento antropogênico em 1,5 °C, isso não irá impedir o derretimento no Oceano Antártico
03/12/2024 às 09:22