BUSCAR
BUSCAR
Chuvas

Chuva causa transbordamento de quatro lagoas de captação em Natal nesta sexta-feira 14

Segundo a Emparn, as precipitações acumuladas nas últimas 24 horas atingiram 58,2 milímetros até as 7h desta manhã
Redação
14/03/2025 | 08:48

Quatro lagoas de captação de Natal transbordaram nesta sexta-feira 14. A manhã foi marcada por fortes chuvas que resultaram no transbordamento de lagoas, afetando diversas áreas da cidade. Segundo a Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn), as precipitações acumuladas nas últimas 24 horas atingiram 58,2 milímetros até as 7h desta manhã.

No bairro José Sarney, o transbordamento da lagoa causou o alagamento de imóveis, deixando os moradores em situação de apreensão. Muitos deles relataram ter passado a noite em claro, temendo que a água invadisse suas casas. Outras lagoas de captação que também transbordaram com as chuvas foram a Lagoa Panatis, ⁠Lagoa de Cidade da Esperança e ⁠Lagoa Jardim Primavera.

Lagoa Transborda Zona Norte (26)
Transbordamento da lagoa causou o alagamento de imóveis, deixando os moradores em situação de apreensão - Foto: José Aldenir / AGORA RN

A situação também se refletiu em outras áreas da cidade, como na Avenida Nevaldo Rocha, que liga as zonas Leste e Oeste da capital. A via ficou tomada pela água, especialmente próximo ao cruzamento com a Rua Manoel Miranda, dificultando o tráfego de veículos e a mobilidade dos pedestres. Em meio aos alagamentos, passageiros de ônibus foram vistos subindo nos bancos das paradas para evitar o contato com a água.

Em entrevista a Inter TV Cabugi, a secretária de Segurança de Natal, Samara Trigueiro, falou que “as lagoas já diminuíram significativamente o volume de água. Situação totalmente controlada”.

“Tivemos situações de casas que ficam próximas à lagoa que foram invadidas pelas águas. Algumas delas já foram vistoriadas, a maioria sem nenhum dano estrutural. E nós só tivemos duas ocorrências de pessoas desabrigadas que já foram encaminhadas para a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas)”, disse a secretária.

Samara Trigueiro ainda falou sobre o trabalho de limpeza das lagoas e das galerias, que, apesar de ter sido executado, os problemas de enchente retornam com as fortes chuvas. “Por mais que as lagoas tenham sido limpas de forma preventiva, esse volume de água nenhuma lagoa conseguiria suportar. Então, graças a essa limpeza que foi feita de forma preventiva, foi que os danos foram amenizados da melhor forma possível”, disse.

“O problema é que a própria população até nos informa que essa questão da vegetação, por exemplo, ela cresce rapidamente, inclusive no ponto da quantidade de lixo que é jogado na lagoa piora o problema. Mas essa situação aqui nós já comunicamos à Seinfra e a Urbana”, concluiu.

Meteorologista fala que fenômeno climático causou chuvas

De acordo com Gilmar Bristot, chefe do setor de meteorologia da Emparn, as chuvas que atingiram a cidade foram causadas por um fenômeno climático relacionado à zona de convergência intertropical. “Essas chuvas estão sendo produzidas pela zona de convergência intertropical que estava com uma certa dificuldade de entrar no continente por conta de um vento sul que tem castigado o litoral e o agreste nos últimos dias. Como essa chuva aconteceu na madrugada, foi incrementada pelo sistema de brisa, que é um sistema local de vento que traz a umidade, intensifica”, explicou o meteorologista.

Bristot ainda lembrou que desde a última terça-feira 11 já havia previsão de chuvas, acompanhadas de trovoadas, que foram se concretizando ao longo da semana, causando impactos em diversos pontos da cidade. As autoridades seguem monitorando a situação e orientando a população sobre os cuidados necessários em caso de novos episódios de chuva.

Com informações do G1 RN*

Siga o Agora RN nas redes sociais

Instagram

Facebook

X (Ex-Twitter)

LinkedIn

TikTok

WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS