BUSCAR
BUSCAR
Engajamento

Censo da Educação do RN tem participação de quase 20 mil servidores

Primeiro censo exclusivo da Educação conta com taxa de resposta de 95%
Redação
12/06/2024 | 15:10

A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer concluiu a análise dos dados produzidos em decorrência do Censo dos Servidores. Dos 20.620 servidores ativos que compõem a rede estadual de educação, 19.601 responderam ao censo, devidamente lotados em seus postos de trabalho. Destes, 1.019 servidores não responderam, sendo que 670, o que representa 3,4%, estão cedidos ou de licença sem ônus para o governo estadual, 128, equivalente a 0,6%, são servidores alocados que não responderam e 221, representando 1%, estão sem registros em suas folhas funcionais.

A alta taxa de resposta sugere um bom engajamento dos servidores com o censo. A administração da Educação reforça que é papel dos servidores realizar a atualização das folhas funcionais para evitar lacunas de informações e garantir a integridade dos dados no Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), que pela primeira vez, desde sua criação, gerenciou o censo dos servidores da pasta.

Censo da Educação do RN tem participação de quase 20 mil servidores - Foto: SINSP/RN
Censo da Educação do RN tem participação de quase 20 mil servidores - Foto: SINSP/RN

Leia também: Governo do RN homologa contratação da banca organizadora de concurso da Educação

“A realização do censo é fundamental para garantir que tenhamos dados atualizados dos nossos servidores, o que nos permite planejar e executar políticas públicas de maneira mais eficaz. A alta taxa de resposta demonstra o compromisso dos nossos profissionais com a melhoria contínua da gestão pública”, frisou a secretária de Educação do RN, professora Socorro Batista.

A ação foi fundamental para a atualização cadastral com informações pessoais e profissionais dos servidores, trabalhando os dados do maior efetivo entre as pastas que compõem o Governo do Estado do Rio Grande do Norte. O censo foi realizado entre 25 de março e 26 de abril, com prorrogação até 3 de maio, de maneira virtual, e reabertura entre 15 e 17 de maio, de maneira presencial.

A participação no censo foi obrigatória para todos os servidores ativos, incluindo efetivos, comissionados e celetistas, exceto para aqueles que ingressaram no serviço público neste ano.

A portaria que regulamentou o censo prevê que os servidores que não realizaram a atualização dos dados no período estabelecido terão publicada a suspensão do pagamento no mês subsequente, sendo o restabelecimento do pagamento condicionado à regularização da situação funcional.

Com base nos dados, a SEEC discute a adoção da atualização contínua de dados, onde os servidores possam corrigir suas informações a qualquer momento, não apenas durante o censo. A pasta também promoverá capacitação dos servidores através de treinamentos periódicos sobre a importância da atualização de seus dados. Para reduzir erros manuais e aumentar a precisão das informações registradas, será buscada a automatização do processo de verificação e validação de dados.

Outra medida planejada é fortalecer seus canais de apoio e suporte técnico para auxiliar os servidores no processo de atualização de dados, especialmente aqueles com dificuldades de acesso à internet ou com pouca familiaridade com a tecnologia. Esse movimento visa otimizar o processo de atualização de dados, garantindo maior eficiência e precisão nas informações gerenciadas pela SEEC.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Concurso do Idema será retomado para preenchimento de vagas efetivas
A necessidade atual do Idema corresponde à criação dos cargos de Analista Ambiental, Analista Administrativo e de Fiscal Ambiental
12/07/2024 às 16:25
Avenida Café Filho, na Praia do Meio, será bloqueada neste sábado
Avenida será fechada das 13h às 21h para realização de um evento cultural
12/07/2024 às 16:24
Detran e Exército Brasileiro devem firmar Termo de Cooperação Técnica
Pauta foi tema de reunião entre o diretor-geral do Detran, Victor Hugo Fernandes, e o comandante do 1ºBEC de Caicó, Tenente-coronel Sávio Araújo
12/07/2024 às 14:07
Homem é preso suspeito de crime ambiental e tráfico de drogas no interior do RN
Policiais civis apreenderam no imóvel pés de maconha, uma espingarda de chumbinho, aves silvestres abatidas e uma motocicleta
12/07/2024 às 13:54
Projeto de criação da Secretaria de Cultura vai a plenário na ALRN nesta terça
Projeto da criação da Secretaria de Cultura do estado vai para a última etapa na Assembleia Legislativa do RN
12/07/2024 às 13:24
Farmácias lançam seleção relâmpago para 37 vagas de emprego no RN; confira
Chamada de ‘Recrutamento do Coração’, iniciativa conta com 37 vagas em todo o estado
12/07/2024 às 12:56
Emparn lança cartilha sobre cultivo de palma forrageira durante a Festa do Boi
Documento é uma importante ferramenta na difusão de tecnologias que vão ajudar o homem do campo a conviver com o semiárido
12/07/2024 às 12:37
Exposição ‘Caboclos’ é aberta para visitação gratuita no Sesc Mossoró
Instalação acontece no dia 15 de julho e obra pode ser visitada até 16 de agosto
12/07/2024 às 12:14
Polícia Civil devolve mais de 100 celulares recuperados em Parnamirim
A "Operação Greed", que ainda está em andamento, recuperou cerca de 200 celulares em 2024
12/07/2024 às 11:41