BUSCAR
BUSCAR
Mundo

Celso Amorim: “Netanyahu age contra interesses de Israel”

Assessor-chefe da Presidência da República classificou como “fato gravíssimo” morte de líder político do Hamas no Irã; Israel não confirma nem nega participação no caso
Redação
02/08/2024 | 19:47

O assessor-chefe da Presidência da República, Celso Amorim, afirmou nesta sexta-feira 2 que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, age contra os interesses de Israel.

Amorim comentou a nova escalada das tensões no Oriente Médio após a morte do líder político do grupo palestino Hamas, Ismail Haniyeh, assassinado em Teerã, no Irã, na última quarta-feira (31). Israel não confirmou nem negou participação no caso.

O assessor especial da Presidência da República, ex-chanceler Celso Amorim 05/12/2022 - Reuters/Adriano Machado
O assessor especial da Presidência da República, ex-chanceler Celso Amorim 05/12/2022 - Reuters/Adriano Machado

“Foi um fato gravíssimo. O Haniyeh era um chefe político do Hamas e o assassinato dele em um país estrangeiro é muito grave. Nós somos a favor da paz na região, mas achamos que o governo Netanyahu, nesse caso e em outros, tem agido contra os interesses de Israel”, disse Amorim.

Ainda na quarta-feira, o governo brasileiro condenou “veementemente” o assassinato de Haniyeh. Em nota, o Itamaraty declarou que atos de violência dificultam a busca por estabilidade no Oriente Médio e a solução do conflito na Faixa de Gaza.

O Brasil também criticou o que chamou de “desrespeito à soberania e à integridade territorial do Irã, em clara violação aos princípios da Carta das Nações Unidas”.

Com informações da CNN Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS