BUSCAR
BUSCAR
Meio Ambiente

Ceará-Mirim é o 3º município brasileiro com menor emissão de gases do efeito estufa, aponta ranking

Cidade aparece como o 3º município do País com menor emissão líquida de gases de efeito estufa, segundo estudo do Centro de Liderança Pública
Redação
18/11/2025 | 17:13

Ceará-Mirim é o 3º município do País com menor emissão líquida de gases de efeito estufa, segundo dados compilados em estudo divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) com base nos dados do Seeg Municípios. A emissão de gases está entre os componentes da nota que classifica os municípios em um ranking de competitividade.

O levantamento do CLP analisa a relação entre as emissões de gases poluentes — considerando emissões e remoções — e o Produto Interno Bruto (PIB) de cada cidade. A metodologia aponta quais municípios conseguem crescer e gerar riqueza com o menor impacto climático possível.

Ceará-Mirim se destaca entre os municípios mais competitivos do Nordeste, aponta ranking nacional
Ceará-Mirim - Foto: Reprodução

Entre os mais de 5 mil municípios do País, Ceará-Mirim aparece no top 3 nacional, ao lado de Breves (PA) e Caieiras (SP), consolidando-se como uma das cidades mais sustentáveis e comprometidas com a preservação ambiental do País. O município também se destaca por ser o único representante do Rio Grande do Norte e um dos poucos do Nordeste a figurar entre os primeiros colocados.

Em comunicado à imprensa, a Prefeitura de Ceará-Mirim afirma que o indicador é resultado de “importantes ações ambientais no município”, como o processo de revitalização do Parque Boca da Mata, que recebeu replantio de mudas nativas, reforço das áreas verdes e programas de educação ambiental. “O parque, um dos maiores patrimônios naturais de Ceará-Mirim, vem sendo recuperado com planejamento e cuidado para fortalecer a biodiversidade local”, destaca a gestão municipal.

O prefeito Antônio Henrique (PSD) afirma que “esse resultado mostra que estamos no caminho certo”. “Ceará-Mirim cresce, gera oportunidades, atrai investimentos e, ao mesmo tempo, preserva seu patrimônio natural. É uma conquista de toda a nossa população”, destaca o gestor.

O ranking utiliza a metodologia internacional GWP (Global Warming Potential) para calcular o carbono equivalente (CO₂e). O CLP ressalta que alguns valores podem aparecer arredondados nas representações gráficas, mas os dados completos estão disponíveis no portal da instituição.

NOTÍCIAS RELACIONADAS